Projeto do campus estimula a leitura entre pessoas encarceradas
Foram realizados círculos de leitura em uma penitenciária de Vila Velha.
"Contando uma nova história: as potencialidades da leitura no cárcere" é um projeto de Extensão do Campus Vitória, coordenado pelo professor Leonardo Bis, e que compõe o projeto de dissertação do mestrado em Ensino de Humanidades da estudante Daniela da Cunha Madeira, sob a orientação dele e da professora Letícia Queiroz de Carvalho, também do campus. Na última quinta-feira (12), foram entregues os certificados de conclusão da atividade de círculos de leitura com 22 internos da Penitenciária Estadual de Vila Velha 1, no complexo do Xuri, em Vila Velha (ES).
Nesta unidade prisional há aulas regulares para os internos e o projeto foi desenvolvido nas aulas de Língua Portuguesa. Foram seis encontros, onde ocorreram a leitura e a discussão sobre obras literárias e a biografia dos autores, além da realização de atividades individuais e de escrita. Para cada dia, foram distribuídos materiais de apoio em forma de fascículos para cada participante, que tiveram contato com a obra de importantes escritores brasileiros, como Clarice Lispector, Lima Barreto, Lygia Fagundes Telles e Marina Colasanti.
Conforme contam os organizadores, a realização dos círculos incentivou a leitura entre os participantes, indo além de outras obras para além das que foram utilizadas nos encontros. De modo geral, a fluidez na leitura dos textos evoluiu consideravelmente, relataram.
Outro resultado satisfatório foi que as discussões sobre as obras de literatura proporcionaram momentos de fala para aqueles que não podem manifestar suas ideias e opiniões livremente. Segundo Daniela, que é servidora da Sejus, a ideia surgiu durante uma inspeção em uma unidade prisional, em que estava iniciando um projeto de remição de pena pela leitura.
“O objetivo era desenvolver um projeto de incentivo à leitura, por entender sua importância na formação humana”, explicou. Durante sua experiência, Daniela destaca que um momento muito significativo foi quando os internos manifestaram o desejo de lerem um livro completo, já que durante os encontros o trabalho era realizado com contos. “Trabalhamos a leitura como um processo de transformação social”, ressaltou.
O interno R.L.O. contou que participar da iniciativa foi essencial para despertar seu interesse pela leitura. “Participar dos ciclos de leitura abriu minha mente. Não gostava de ler, mas aprendi no projeto o quanto a literatura nos traz conhecimento. Agora, já estou pegando muitos livros na biblioteca da unidade para ler e a leitura faz minha mente viajar na história e encontrar muitas coisas boas para pensar”, disse.
A atividade foi realizada em parceria com a Secretaria de Justiça (Sejus) do Estado do Espírito Santo, durante o segundo semestre de 2019. Como resultado da pesquisa de mestrado de Daniela, deve ser produzido um livreto com sugestões de práticas pedagógicas interdisciplinares para potencialização da leitura nos presídios, além de outras produções científicas.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Sejus
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