Página inicial > Notícias > Estudantes do Campus Vitória conquistam 93 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)

Publicado: Terça, 15 de Dezembro de 2020, 14h29 | Última atualização em Terça, 15 de Dezembro de 2020, 15h09

Oito deles obtiveram a nota máxima e 85 estão nas Seletivas para representar o Brasil nas competições internacionais.

Noventa e três estudantes do Campus Vitória conquistaram medalhas na XXIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) de 2020. Ao todo, foram 37 de ouro, 35 de prata e 21 de bronze. Além disso, oito estudantes alcançaram a nota 10, pontuação máxima da olimpíada.

Com os resultados obtidos, 85 estudantes foram pré-selecionados para a fase on-line das seletivas para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2021. Esta fase vai escolher os estudantes que participarão de treinamentos para compor as equipes que vão representar o país.

A OBA é um evento aberto para instituições públicas e privadas de todo Brasil. Os participantes podem ser alunos desde o primeiro ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio. Neste ano, em função da pandemia do coronavírus, a OBA foi realizada em fase única com aplicação de prova on-line nos dias 12 e 13 de novembro, com sete questões de Astronomia e três de Astronáutica.

“Neste ano de 2020, os alunos continuaram engajados no evento, apesar da pandemia do coronavírus, aderindo ao formato virtual da olimpíada e conquistando o número recorde de medalhas”, relata a professora Aline Costalonga Gama, coordenadora local da competição.

A OBA é aplicada no campus desde 2012 e o número total de medalhas obtidas pelos estudantes vem crescendo anualmente, conforme a tabela abaixo:

Screenshot 2020 12 15 269 2020 noticia2 docx Microsoft Word Online

Saiba mais sobre a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)