Página inicial > Notícias > Proeja e Concomitante em Metalurgia retomam atividades pedagógicas

Proeja e Concomitante em Metalurgia retomam atividades pedagógicas

Publicado: Terça, 22 de Dezembro de 2020, 16h15 | Última atualização em Terça, 22 de Dezembro de 2020, 16h15

Oferta será a partir de 1º fevereiro de 2021.

A partir do dia 1º fevereiro de 2021, o Campus Vitória ofertará atividades pedagógicas para os cursos do Proeja e de Metalurgia, na modalidade concomitante. A ação durará até o final da pandemia do coronavírus. A decisão, aprovada na reunião do Conselho de Gestão nesta terça-feira (22), foi tomada após a análise dos resultados das pesquisas respondidas pelos estudantes, que tiveram como objetivo avaliar as condições quanto à possibilidade de retorno das atividades acadêmicas. A oferta é normatizada pela Portaria nº 669/2020 e foram designados servidores para dinamizar as ações, conforme a Portaria nº 697/2020.

Segundo a Diretoria de Ensino (Diren), os cursos Proeja de Guia de Turismo e Segurança do Trabalho e o curso Concomitante em Metalurgia iniciarão com Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs), que consistem na oferta de disciplinas regulares dos cursos e com organização didática e operacional regulamentada pelas normas vigentes dos Ifes. As APNPs serão consideradas como efetivo trabalho escolar e a carga horária trabalhada será utilizada para a substituição de carga horária presencial. Nesse primeiro momento, serão ofertadas para os cursos Proeja até 50% das disciplinas do período e para o concomitante em Metalurgia até 100% das disciplinas do período.

Já os cursos Proeja de Cadista, Hospedagem e Metalurgia iniciarão com Atividades Complementares de Ensino (ACEs), que consistem em ações educativas que têm como finalidade principal incentivar a mobilização e a permanência do vínculo institucional dos alunos. Essas atividades buscarão dialogar com os objetivos do curso e com as diretrizes institucionais em prol da complementação e/ou suplementação do currículo escolar, podendo ser de natureza acadêmica, científica, artística e/ou cultural. Essa oferta será viabilizada a partir de algumas ações realizadas pela Direção-Geral do campus para dar o suporte aos estudantes que precisam de acesso aos dispositivos de tecnologia – como doação de chip para os estudantes sem acesso à internet de 20GB – bem como o repasse de recursos para a aquisição de notebook ou computadores para os estudantes com renda per capita de até 1,5 salários mínimos. Caso o aluno necessite de material impresso, ele também poderá solicitar à coordenação do curso.

Durante o período de oferta das atividades pedagógicas, todos os setores de suporte das atividades acadêmicas (Direção de Ensino, Protocolo Acadêmico, Registro Acadêmico, Setor Pedagógico e coordenadorias dos Cursos) funcionarão de forma remota, com o intuito de acompanhar os alunos e tirar as dúvidas que surgirem com essa nova etapa da oferta do curso.