Página inicial > Notícias > Neabi promove ciclo de diálogos entre março e junho

Neabi promove ciclo de diálogos entre março e junho

Publicado: Quarta, 17 de Março de 2021, 17h56 | Última atualização em Quinta, 18 de Março de 2021, 16h57

Primeiro encontro será no dia 23 deste mês.

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Vitória promove, entre os meses de março e junho, um ciclo de diálogos, envolvendo pesquisadores, autores e estudantes. A ação de extensão é aberta a toda comunidade do Ifes e será transmitida pelo canal do YouTube do Campus Vitória. As inscrições acontecem por meio de formulário. Clique aqui. A mediação dos encontros será realizada pela servidora Jamilda Bento, coordenadora geral do Neabi no Campus.

O primeiro encontro acontece no dia 23 de março, das 19h às 21h, com a palestra intitulada “Revolta do Queimado: negritude, política e liberdades no Espírito Santo”, que será ministrada pela pesquisadora Lavínia Coutinho Cardoso. O tema é título do livro de Lavínia, lançado em 2020. A palestrante também é historiadora e atualmente pesquisa e escreve sobre narrativas de construção do movimento de mulheres negras no Espírito Santo e no Brasil. Lavínia atua como professora de cursos de formação de docentes sobre educação para relações étnico-raciais e história das religiões de Matrizes Africanas no Brasil.

A programação do ciclo de diálogos continua de abril a junho, no mesmo horário e com transmissão pelo YouTube do Campus. Em abril, será tratado o tema “Mulheres Quilombolas: territórios de existências negras femininas”, com Selma dos Santos Dealdina. Já em maio a palestra será com Ariane Meireles, com a temática “Princesas Negras”. Em junho, estudantes dos Campi Aracruz e Vitória falarão sobre as vivências no Ifes.

O ciclo de diálogos é realizado com parceria do Círculo Palmarino Espírito Santo e do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Campus Vitória.