Página inicial > Notícias > Estudante do Campus Vitória é premiado na Olimpíada de Satélites

Estudante do Campus Vitória é premiado na Olimpíada de Satélites

Publicado: Terça, 23 de Março de 2021, 14h21 | Última atualização em Terça, 23 de Março de 2021, 15h52

Rafael recebeu além da medalha de ouro, certificado e um minissatélite.

O estudante Rafael Cutini Barcellos Labuto, do curso Técnico em Eletrotécnica, ficou em primeiro lugar na modalidade Arte Espacial, entre as equipes do Ensino Médio, da 1ª Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI. Ele competiu na subcategoria "Desafio dos Contos de Ficção Científica", com o envio de um conto com o tema "Mudanças Climáticas", descrevendo as consequências das mudanças e possíveis tecnologias ou soluções.

Rafael participou da Olimpíada com sua irmã, Isabela Cutini Barcellos Labuto, que é estudante do Ensino Fundamental. Ele recebeu como premiação a medalha de ouro, certificado e um minissatélite, que faz parte dos kits PION CanSat e CubeSat Educacional, e será utilizado para planejar, criar e realizar seu primeiro projeto espacial. Segundo o edital, as equipes premiadas ainda terão suporte e acompanhamento para o uso dos kits, além de vagas para participação nos eventos oficiais da OBSAT MCTI em 2021.

A Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI é uma Olimpíada Científica de abrangência nacional, concebida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e organizada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em conjunto com a Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI) e a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP).