Página inicial > Notícias > Campus Vitória conquista duas medalhas de ouro na OBF 2020

Campus Vitória conquista duas medalhas de ouro na OBF 2020

Publicado: Quarta, 14 de Abril de 2021, 15h18 | Última atualização em Quarta, 14 de Abril de 2021, 15h18

Desde 2016, este foi o primeiro ano com a dupla premiação.

Os estudantes Breno Uliana de Angelo e João Pedro Della Valentina conquistaram medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Física (OBF) 2020. Desde 2016, esta foi a primeira vez que o campus recebeu duas premiações de primeiro lugar. Considerada uma das competições mais difíceis do Brasil, o evento é aberto à participação de alunos de escolas públicas e privadas de todo o país.

Além das duas medalhas de ouro, o estudante Pedro Danieletto Fiório recebeu medalha de bronze e os alunos Douglas Bergamim Fernandes e Francisco Bergamim de La Puente conquistaram menções honrosas. Segundo a Coordenadoria de Física do Campus, em 2016 e 2017, foram conquistadas cinco medalhas na OBF, sendo uma de ouro. Em 2018, o resultado foi de três medalhas, sem a premiação de ouro. Em 2019, o total também foi de três medalhas, sendo uma de ouro.

Em 2020, devido à pandemia do coronavírus, os testes foram on-line. A prova da primeira fase foi aplicada em outubro, sucedida de uma prova especial teórica de segunda e terceira fases, em novembro. Já a prova experimental da terceira fase ocorreu em 27 de fevereiro deste ano, com os alunos recebendo kits experimentais no Campus Vitória para a realização da avaliação em suas residências.

A coordenação da OBF no Campus Vitória é da professora Aline Costalonga Gama, com apoio da Coordenadoria de Física. A professora destaca que, “apesar de todas as dificuldades enfrentadas, ainda observamos uma evolução no resultado final com a obtenção de duas medalhas de ouro”. As notas da OBF são utilizadas para selecionar estudantes que representarão o país na Olimpíada Iberoamericana de Física (OlbF) e na Olimpíada Internacional de Física (IPhO). Para mais informações, acesse o site da OBF.