Página inicial > Notícias > Estudantes do Campus conquistam 59 medalhas na OBA 2021

Estudantes do Campus conquistam 59 medalhas na OBA 2021

Publicado: Segunda, 02 de Agosto de 2021, 14h29 | Última atualização em Terça, 03 de Agosto de 2021, 17h39

Os melhores classificados na Olimpíada participarão de seletiva para competições internacionais.

Por mais um ano consecutivo, os estudantes do Campus Vitória foram premiados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Dessa vez, foram 59 medalhas, sendo 34 de ouro, 20 de prata e 5 de bronze. Do total de 145 estudantes do campus na competição, 67 deles foram convidados para participar do processo de seleção as Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2022.

As etapas da XXIV edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) aconteceram de forma remota, no final do mês de maio, em função da pandemia. A participação dos alunos do campus foi coordenada pela professora Aline Costalonga Gama. Segundo ela, as provas de 2022 também devem ser aplicadas em maio. Para isso, os interessados em participar devem ficar ligados nas informações no início do ano. “As Olimpíadas envolvem conteúdos para quem tem motivação para estudar o Universo. No site da OBA tem muito material para os estudantes”, frisou.

Os estudantes foram convidados para processo seletivo nacional porque obtiveram notas acima de 7. Essa nova fase vai selecionar os integrantes das equipes brasileiras da XV IOAA (International Olympiad of Astronomy and Astrophysics) e da XIV OLAA (Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica) em 2022.

A OBA é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), com a participação de escolas públicas e privadas, urbanas e rurais. A competição tem como objetivo fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promovendo a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa e mobilizando, num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais. Saiba mais sobre a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)

Confira a lista de medalhistas (formato .pdf, tamanho 36 KB)