Página inicial > Notícias > Inscrições abertas para a Olimpíada de Linguística 2021

Inscrições abertas para a Olimpíada de Linguística 2021

Publicado: Sexta, 17 de Setembro de 2021, 15h13 | Última atualização em Sexta, 17 de Setembro de 2021, 15h15

Nesta edição, serão liberados três ciclos de problemas, que fazem parte da prova da 1ª fase.

As inscrições para a Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL) – Edição Mascate 2021 estão abertas deste sábado (18) até o dia 26 e podem ser feitas pelos estudantes no site do evento ou pelo aplicativo, disponível no Google Play e na App Store. Uma vez inscrito, o primeiro ciclo da prova vai ficar disponível a partir de sábado no aplicativo ou na área restrita do site. O aluno pode usar mais de um dispositivo, abrir e fechar a prova quantas vezes quiser e precisa enviar as respostas antes das 23h59 do dia 26 de setembro, próximo domingo.

Nesta edição, foi adotado um modelo diferente para a prova da primeira fase: ela vai ser liberada em três ciclos de problemas, com níveis crescentes de dificuldade. O primeiro ciclo vai ser liberado neste sábado (18) e o estudante tem até o próximo domingo (26) para finalizá-lo. O segundo ciclo vai ser liberado na quinta (23) e o aluno terá quatro dias pra resolver os problemas. E o terceiro ciclo, com problemas mais difíceis, será liberado no próprio domingo (26). O participante terá 24 horas para resolvê-lo. O estudante também pode resolver os problemas dos três ciclos simultaneamente. O importante é que todas as respostas sejam submetidas até as 23:59 do dia 26.

A Olimpíada Brasileira de Linguística acontece desde 2011, instigando seus participantes a ampliar suas habilidades lógico-analíticas, sua intuição linguística, e sua visão sobre os povos do mundo, a partir de uma abordagem interdisciplinar. Os problemas de linguística envolvem o desvendamento de línguas e códigos desconhecidos aos estudantes, fazendo convergir elementos de estruturas lógico-cognitivas com insights sobre a diversidade de culturas e falares do mundo. Eles são autossuficientes: não é necessário nenhum conhecimento prévio específico para resolvê-los.