Página inicial > Notícias > Estudantes devem ficar atentos com novos horários e rodízio no retorno presencial

Publicado: Segunda, 08 de Novembro de 2021, 15h32 | Última atualização em Segunda, 08 de Novembro de 2021, 15h35

Campus retorna às atividades acadêmicas presenciais nesta quarta (10).

O Campus Vitória retornará às atividades acadêmicas presenciais a partir desta quarta-feira (10). Serão mantidas na forma de Atividades Pedagógicas não Presenciais (APNPs) apenas as disciplinas conduzidas pelos professores amparados pela Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME nº 90, de 28 de setembro de 2021. Os estudantes devem ficar atentos aos novos horários de aulas, vigentes a partir do dia 10 e que estão disponíveis em: https://vitoria.ifes.edu.br/component/content/article/2-uncategorised/17819-horarios-2021-2. Todas as disciplinas serão ofertadas presencialmente, exceto aquelas destacadas em negrito, que serão ofertadas na forma de APNPs. Essas disciplinas acontecerão em dias específicos ou em contraturno para evitar sobreposição de horários para estudantes e para os profissionais envolvidos.

Será realizado um sistema de rodízio entre as turmas com o objetivo de atender os protocolos de biossegurança. Para isso, os espaços do Campus Vitória foram mapeados. As disciplinas/turmas com número de alunos matriculados maior que a capacidade das salas de aula serão divididas em dois grupos (G1 e G2). Os Grupos G1 e G2 se revezarão no retorno presencial à instituição. O rodízio será organizado semanalmente de forma alternada. Na primeira semana vem para o campus o Grupo 1, e na segunda, o Grupo 2, e assim sucessivamente. Verifique se sua turma ou a disciplina que está matriculado foi dividida em dois grupos. Neste link, também estará disponível o calendário indicando as semanas que cada grupo realizará atividades presenciais no campus.

Não haverá transmissão simultânea das aulas para os alunos que estiverem em casa; para atender a esse grupo, o professor indicará aos alunos o conteúdo e o material a ser estudado na forma de APNP. As disciplinas ofertadas presencialmente voltam a fazer o registro e o controle de frequência conforme previsto no Regulamento da Organização Didática (ROD). Aos alunos menores de 18 anos, é importante que repassem essas informações aos pais/responsáveis para os devidos acompanhamentos.

BIOSSEGURANÇA
Todos servidores e estudantes deverão seguir as normas de biossegurança para utilizar as dependências do Campus Vitória. Para isso, será imprescindível o cumprimento do previsto na portaria nº 713, de 29 de outubro de 2021 do Campus Vitória, que estabelece as orientações para o retorno das atividades presenciais no campus, disponível em: https://gedoc.ifes.edu.br/documento/8C5A4FDC285016B706BA497B7F041C8B?inline

O Anexo I da portaria traz orientações acerca das medidas de segurança e de limpeza a serem adotadas em todas as áreas, estruturas e ambientes de uso coletivo, para a retomada segura das atividades e o convívio social seguro.

O campus não terá cantina nesse momento de retorno; os estudantes e docentes devem trazer o seu lanche e também garrafinha ou copo para água. Será disponibilizado microondas no local da cantina provisória assim como orientações para o seu uso, observando os protocolos de segurança.

Os estudantes que fazem parte de grupo de risco podem solicitar atendimento domiciliar. O aluno deverá encaminhar sua solicitação com o laudo médico em anexo para o Protocolo Acadêmico, através do e-mail (pacad.vi@ifes.edu.br). Sua solicitação será reencaminhada aos setores competentes para dar o seguimento ao pedido de atendimento domiciliar.

Todas as informações do retorno presencial podem ser conferidas no site do Campus