Página inicial > Notícias > Encontro "Conectando Tradições" debate turismo étnico e comunitário no Espírito Santo

Publicado: Quarta, 16 de Março de 2022, 14h23 | Última atualização em Quarta, 16 de Março de 2022, 14h30

Evento tem o apoio do Neabi e do curso técnico em Turismo do Campus Vitória.

Será realizado neste sábado (19), às 8h, no Museu Capixaba do Negro em Vitória (Mucane), o Encontro “Conectando Tradições”, que tem o apoio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e do curso técnico em Turismo do Campus Vitória. O evento tem o objetivo de debater os desafios e possibilidades para o turismo étnico e comunitário no Espírito Santo, promovendo o intercâmbio com as comunidades tradicionais do Estado.

O encontro é realizado pelo Coletivo de Negras e Negros do Campus Vitória (CONNIFES), formado por estudantes de diferentes cursos técnicos e superiores, com a participação também de não negros e negras, que são aliados na luta antirracista. No evento, além de estudantes, também participarão professores, representantes da Secretaria Estadual de Turismo e de comunidades tradicionais, lideranças do movimento negro, gestores públicos de promoção da igualdade racial, entre outros.

TURISMO ÉTNICO E COMUNITÁRIO
Conforme informações do coletivo, a criação de roteiros turísticos étnicos e comunitários é uma demanda que exige maior atenção do poder público, considerando que a cultura negra é a marca maior da identidade nacional. Identificar locais e grupos que promovem essa cultura incentiva a sua valorização e abre a possibilidade de geração de emprego e renda. Em função disso, no encontro, também será proposta a criação de uma associação formada pelos estudantes, voltada para a promoção do turismo étnico e comunitário.