Página inicial > Notícias > Estudante do Campus utiliza o Instagram para ensino da gramática

Estudante do Campus utiliza o Instagram para ensino da gramática

Publicado: Quarta, 20 de Abril de 2022, 15h39 | Última atualização em Segunda, 02 de Maio de 2022, 09h07

Bruno atua em uma escola da rede estadual de ensino.

O estudante do Mestrado Profissional em Letras (Profletras) do Campus Vitória, Bruno Henrique de Souza, que é professor na Escola Estadual José Dasmasceno Filho, em Baixo Guandu, vem utilizando a rede social Instagram para o ensino da gramática. A atuação faz parte da sua pesquisa "As potencialidades do Instagram no ensino de gramática no Ensino Fundamental II".

As  atividades foram aplicadas utilizando o Instagram como suporte para o ensino com a abordagem epilinguística, e junto, trabalhou-se o gênero digital post. Com a internet liberada aos alunos para este fim, foi possível acessar o perfil @brunosousacoms que traz dicas de gramática e também realizar as atividades sugeridas.

“A ação contribuiu para que os alunos pudessem compreender que é preciso manter-se pensativo e reflexivo. Que a língua que usamos no dia a dia pode ser usada de forma a fazer substituições e dessa forma nos proporcionar um jogo de pensamento que contribui para a construção textual”, explicou o professor.

O mestrando do Profletras é orientado pela professora Maria Madalena Poleto de Oliveira. A atividade de Bruno fez parte do projeto "Dia D + Tecnologia", da SEDU, que teve como objetivo fomentar a cultura digital nas escolas, repensar o uso das tecnologias como ferramentas para o desenvolvimento profissional dos professores e para a aprendizagem dos estudantes, visando impulsionar a fluência digital da comunidade escolar e fortalecer a cultura de inovação.

Com informações do Mestrado Profissional em Letras do Ifes.