Página inicial > Notícias > Livro sobre jogos, brincadeiras e experiências em matemática com os guarani e tupinikim será pré-lançado no dia 15

Publicado: Segunda, 13 de Junho de 2022, 12h31 | Última atualização em Segunda, 13 de Junho de 2022, 14h42

Obra foi produzida a partir de experiências de extensão e de iniciação científica.

Será realizado no dia 15 de junho o pré-lançamento do livro "Jogos, Brincadeiras e Experiências em Matemática com os Guarani e Tupinikim", redigido a partir de experiências de extensão e de iniciação científica da comunidade acadêmica do Campus Vitória em convivência com membros das comunidades Guarani e Tupinikim.

O pré-lançamento acontece, às 10h, na Escola Municipal Pluridocente Indígenas de Pau Brasil e, às 16h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Indígena Arandu Retxakã, em Aracruz. O evento ocorre nas escolas que sediaram a pesquisa do Campus, de forma vinculada ao projeto de extensão “Mostra de vídeo ‘Curta Matemática’” e ao projeto de pesquisa "Jogos e Brincadeiras Indígenas numa Perspectiva Etnomatemática", iniciado em 2019.

O livro descreve jogos e brincadeiras dos povos Guarani e Tupinikim de Aracruz – ES. Além de reviver práticas lúdicas, algumas até transculturais, a obra agrega diversas brincadeiras e jogos a atividades que podem ser utilizadas por professores e estudantes da Educação Básica. Os escritos foram realizados a várias mãos e em diferentes momentos e colaborações, inclusive em situações adversas, como no período da pandemia pelo Covid-19. O texto ressalta as diversas fases, como de entrevistas e transcrições, assessoria linguística (do guarani e do tupi), assessoria técnica, diagramação, editoração, seleção de fotos e desenhos.

A pesquisa iniciou por conversas informais com membros das comunidades escolares dos Guarani e Tupinikim, seguidas de oficinas práticas em escola guarani que incluíram alguns jogos e brincadeiras, com participação de professores e alunos e também de membros do grupo de pesquisa GHMat-Ifes. Em outro procedimento, de modo colaborativo, investiu-se em conversas e entrevistas realizadas por pesquisadores do GHMat a anciãos e membros de aldeias guarani e tupinikim, para que pudessem apresentar seus entendimentos a respeito de alguns jogos e brincadeiras tradicionais, bem como de outros mais recentes em seus respectivos contextos.

A estrutura do livro está dividida em três seções. A primeira traz variados brinquedos dos Guarani, Tupinikim e de outros povos. A segunda trata das brincadeiras conhecidas e praticadas nas comunidades e contou com a colaboração de depoentes das aldeias de Aracruz. Os relatos são apresentados em português e guarani, e os títulos apresentados também em tupi, sob a assessoria de linguistas tupinikim. A terceira seção propõe atividades matemáticas que mostram como se pode aproveitar a ludicidade para ensinar e aprender matemática.