Intérpretes do campus participam de Congresso de Linguística e Tradução em Libras
Evento acontece até este sábado (1º).
As tradutoras em Libras do Campus Vitória, Fernanda dos Santos Nogueira e Gisele de Souza Fontes, apresentaram recortes dos seus trabalhos de doutorado e mestrado, respectivamente, no 3º Congresso Nacional de Pesquisas em Linguística e Línguas de Sinais; 7º Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa e o 4º Seminário Franco-Brasileiro de Estudos Surdos: Línguas de Sinais, Artes e Tradução e Interpretação.
O evento acontece entre 27 de junho e 1º de julho e é organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o apoio de várias universidades do Brasil e da França. Fernanda apresentou o recorte da pesquisa "A educação de surdos no século XIX: diálogo com Henri Gaillard". A servidora também fez a apresentação do trabalho "Uma proposta de criação de sinais-termo em Libras para o curso técnico em automação industrial integrado ao ensino médio do Ifes", junto com o servidor Julianderson Ribeiro Cravo, do Campus Linhares. Já Gisele exibiu o recorte do trabalho "Materiais bilíngues (Português e Libras) com termos de Biologia: uma análise de sua estrutura”.
O evento tem o objetivo de difundir as investigações realizadas pelos pesquisadores da área de linguística da língua de sinais, proporcionando um espaço amplo de discussões a respeito do tema e seu intercâmbio com diferentes campos de conhecimento (linguística, tradução e educação).
Redes Sociais