Página inicial > Notícias > Programas de bolsas de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica abrem vagas

Programas de bolsas de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica abrem vagas

Publicado: Sexta, 16 de Setembro de 2022, 15h20 | Última atualização em Sexta, 04 de Novembro de 2022, 11h32

As inscrições vão até dia 18, podem participar estudantes de Letras e de Matemática.

A Diretoria de Ensino (Diren) do Campus Vitória publicou os editais 01/2022, 02/2022 e 03/2022, que tratam da abertura de vagas para cadastro de reserva no Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e no Programa de Residência Pedagógica (PRP), para estudantes das licenciaturas em Matemática e em Letras/Português.

O Pibid é uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação e tem por finalidade proporcionar a inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica para os discentes da primeira metade dos cursos de licenciatura, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior.

O PRP é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que tem o objetivo de proporcionar o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Os programas concedem bolsas aos licenciandos, aos professores das escolas da rede pública de educação básica e aos professores das Instituições de Ensino Superior (IES).

As inscrições vão até este domingo (18).

Edital 01/2022
Edital 02/2022
Edital 03/2022

Saiba mais sobre o Pibid e sobre o PRP.