Página inicial > Notícias > Mostra de Foguetes e Olimpíada de Astronáutica abrem inscrições

Mostra de Foguetes e Olimpíada de Astronáutica abrem inscrições

Publicado: Segunda, 20 de Março de 2023, 12h05 | Última atualização em Segunda, 20 de Março de 2023, 13h48

Os melhores desempenhos serão convidados para a Jornada Espacial e receberão bolsas de Iniciação Científica Júnior.

A 26ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a 17ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) estão com inscrições abertas para estudantes do Ensino Médio. As competições visam fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica, foguetes e ciências afins, promovendo de forma lúdica e cooperativa a difusão dos conhecimentos básicos. A OBA é realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a MOBFOG é realizada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

A OBA acontece em fase única, por aplicação de prova presencial, em 19 de maio. Os melhores colocados participarão das seletivas para a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e da Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA). Além de medalhas e certificados, os melhores desempenhos também serão premiados com um convite para a Jornada Espacial, que acontece no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP).

A MOBFOG também acontece em fase única, consistindo no lançamento de diferentes foguetes de acordo com o nível em que se está competindo. Além de troféus, medalhas e certificados, as melhores equipes serão convidadas para a Jornada de Foguetes, que será realizada em Barra do Piraí (RJ). Os melhores desempenhos também receberão bolsas de estudos de Iniciação Científica Júnior (ICJr).

As inscrições são gratuitas. Para participar da OBA, os estudantes do Campus Vitória devem se cadastrar até 28 de abril por meio de formulário on-line. Para participar da MOBFOG, é preciso entrar em contato pelo e-mail fisica.vi@ifes.edu.br.

Conheça a OBA e a MOBFOG e acesse os regulamentos.