Página inicial > Notícias > Campus Vitória oferece capacitação em parceria com Secretaria de Turismo de Vila Velha

Publicado: Sexta, 28 de Abril de 2023, 10h27 | Última atualização em Terça, 02 de Maio de 2023, 10h50

A ação é direcionada a todos os monitores que atuam nas atrações turísticas do município.

A Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, firmou parceria com o Ifes – Campus Vitória para realização do curso de Capacitação no Atendimento ao Turista, para monitores de atrativos turísticos. A Universidade Aberta do Brasil e a Secretaria Municipal de Educação também participam do curso.

Nessa segunda-feira (24), a aula inaugural foi realizada no auditório da sede do Polo UAB na Prainha. O curso “Capacitação no atendimento ao turista” teve a participação de todos os monitores dos atrativos turísticos que atuam no Farol Santa Luzia, Casa da Memória, Igreja do Rosário e Museu Homero Massena. No evento de abertura, estiveram presentes o secretário municipal de Turismo, Roberto José Patrício Júnior, a coordenadora Andréa Toniato, a coordenadora do curso Técnico de Guia de Turismo Campus Vitória, Dinorah Rubim, técnicos da Secretaria de Cultura e Turismo e de outras secretarias.

Essa iniciativa se deve ao grande número de visitas pedagógicas recebidas nos atrativos no ano de 2022, que superou a marca de 17 mil estudantes da rede municipal, estadual, privada, da Região Metropolitana da Grande Vitória e até de outros estados, como Minas Gerais.

Com isso, foi percebida a necessidade de uma capacitação com os monitores no que diz respeito à abordagem e à forma como as informações sobre o atrativo deverão ser passadas.

“Precisamos ter uma abordagem adequada para cada público, em especial para os alunos do ensino fundamental e médio, uma vez que esse público de alunos leva para sua família as informações recebidas nos atrativos,” disse o secretário de Cultura e Turismo, Roberto José Patrício Junior.

Esse fato foi constatado pelos próprios monitores, registrado em pesquisas de que 30% dos estudantes que realizam visitas pedagógicas retornam aos atrativos turísticos com seus familiares.

As visitas das escolas fazem parte do projeto Turismo Pedagógico, que tem como principal objetivo despertar o sentimento de pertencimento nos estudantes e a valorização da história e da cultura do município e do Espírito Santo. E, no caso de estudantes de outros estados, o presente projeto, além de proporcionar conhecimento, gera fluxo turístico para a cidade, movimentando a economia local.

Com informações da Prefeitura de Vila Velha.