Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Ifes participa de parceria para resgatar tradição
Início do conteúdo da página

Ifes participa de parceria para resgatar tradição

Publicado: Segunda, 02 de Outubro de 2023, 15h06 | Última atualização em Segunda, 02 de Outubro de 2023, 16h26

O objetivo é iniciar um conhecimento que possa inserir essas mulheres no mundo do trabalho.

Começam neste sábado (7) as aulas do curso de Introdução a Renda de Bilro. A formação é uma parceria entre o Ifes – Campus Vitória e o Coletivo Barra de Renda e é realizado dentro do Programa Mulheres Mil, subsidiado com recursos do Governo Federal. Além de aprenderem o básico dessa técnica, as cursistas ainda terão acesso a noções de saúde e direito da mulher, de cidadania, de matemática, de português, de redes sociais, de empreendedorismo social, dentre outras disciplinas. A previsão é que ação dure até dezembro.

As aulas acontecerão durante a semana na sede do coletivo e aos sábados na EMEF Dr. Tuffy Nader. A primeira turma foi formada com as integrantes do coletivo e a partir de uma lista de espera já existente. Interessadas podem se inscrever através do formulário eletrônico e garantir uma oportunidade em caso de novas vagas ou abertura de mais uma turma. A iniciativa é voltada para mulheres acima dos 18 anos e preferencialmente moradoras da região da Barra do Jucu. A seleção das novas participantes se dará por sorteiro. O objetivo dessa parceria é iniciar um conhecimento que possa contribuir com a inserção dessas mulheres no mundo do trabalho a partir do artesanato.

Sobre a técnica

A Renda de Bilro é um trabalho artesanal minucioso, produzido sobre uma almofada, onde os bilros, que são pequenos objetos de madeira, são trabalhados, normalmente aos pares, para se criar diversos padrões. É um trabalho delicado que exige atenção e perfeição e que pode gerar belas toalhas de mesa, vestidos, blusas, dentre outras peças. Pesquisadores apontam que a técnica teria surgido por volta do século XV na Europa e trazida para o Brasil pelos portugueses no século XVII.

Rendas de Bilro

registrado em:
Fim do conteúdo da página