Mulheres Mil promove qualificação e desenvolvimento pessoal
O curso “Introdução à Renda de Bilro” tem sido ofertado pelo Ifes Campus Vitória às integrantes do coletivo Barra de Renda.
Resgatar a cultura e a criatividade como potencial de renda, esses são os objetivos do curso “Introdução à Renda Bilro”, iniciativa desenvolvida pelo Ifes Campus Vitória, através da Diretoria de Extensão. É parte do Programa Mulheres Mil, projeto que visa possibilitar qualificação profissional e desenvolvimento pessoal para mulheres, principalmente àquelas em situação de vulnerabilidade.
A ação se propõe, nesse primeiro momento, a trabalhar com as integrantes do coletivo Barra de Renda, da Barra do Jucu. A intenção é fortalecer os vínculos comunitários e familiares das participantes, incluindo-as socialmente e economicamente, gerando assim melhoria na qualidade de vida.
As 30 alunas, além da receberem qualificação profissional e manterem viva uma técnica com vários séculos de existência, contam, durante a formação, com uma grade ampla, que inclui disciplinas como: Saúde da Mulher, Inclusão Digital, Leitura e Produção de Textos, Matemática Aplicada, Empreendedorismo e Inovação, Meio Ambiente e Mapa da Vida. Esta última traz como proposta a criação de uma oportunidade e um ambiente para a troca de experiências de vida, de maneira que elas possam ser compartilhadas, registradas e valorizadas; potencializando, assim, o sujeito como autor da história de sua vida, de seu grupo, de sua instituição ou comunidade.
Sobre a técnica
A Renda de Bilro é um trabalho artesanal minucioso, produzido sobre uma almofada, onde os bilros, que são pequenos objetos de madeira, são trabalhados, normalmente aos pares, para se criar diversos padrões. É um trabalho delicado que exige atenção e perfeição e que pode gerar belas toalhas de mesa, vestidos, blusas, dentre outras peças. Pesquisadores apontam que a técnica teria surgido por volta do século XV na Europa e trazida para o Brasil pelos portugueses no século XVII.
Inscreva-se para a lista de espera clicando aqui.
Redes Sociais