Docente recebe premiação do Ministério da Cultura
Escritora é uma das selecionadas pelo Prêmio Carolina Maria de Jesus
A docente Andréia Delmaschio, da Coordenadoria de Códigos e Linguagens do Campus Vitória, foi a única capixaba contemplada no Prêmio Carolina Maria de Jesus, promovido pelo Ministério da Cultura. A premiação recebeu, ao todo, 2.619 inscrições, das quais 1.922 foram habilitadas e avaliadas, resultando em 61 selecionadas, dentre elas a servidora. Concorrendo com seu romance Urupema, a escritora foi avaliada por uma comissão formada por 74 pessoas, dentre professoras, escritoras, servidoras públicas e gestoras do livro e leitura de todo o país. O resultado foi divulgado na última quinta-feira (7).
O prêmio é o primeiro edital com ações afirmativas lançado pela Ministério, desde a sua retomada pelo atual governo. Ele homenageia uma escritora brasileira de renome internacional: Carolina Maria de Jesus. Nascida em 1914, ela escrevia sobre o seu cotidiano, suas reflexões e criava imagens literárias em um caderno quando morava na favela do Canindé, na Zona Norte de São Paulo. Em 1958, ela conheceu o jornalista Audálio Dantas, que a auxiliou na publicação de seus diários.
Essa é a segunda vez, neste ano, que Andréia figura como única capixaba contemplada em uma premiação nacional. Concorrendo com o romance Ai de ti, Camburi, ela foi anunciada, em janeiro, como uma das ganhadoras do V Prêmio Ufes de Literatura e terá sua obra publicada pela editora da universidade.
Redes Sociais