Página inicial > Notícias > Campus promove melhorias ao longo de 2023

Campus promove melhorias ao longo de 2023

Publicado: Segunda, 11 de Dezembro de 2023, 11h50 | Última atualização em Segunda, 11 de Dezembro de 2023, 15h27

Dentre os investimentos feitos está a instalação de uma usina fotovoltaica.

Como em todo fechamento de ciclo, o fim de ano é o momento em que fazemos o levantamento de qual foi o saldo dessa translação ao redor do Sol. Para o Campus Vitória, 2023 não teria como ser diferente. O período foi de grandes e importantes investimentos, soluções de algumas demandas antigas e reformas necessárias.

Dentre os principais investimentos, a usina fotovoltaica está entre os mais impactantes. A primeira fase do projeto foi implementada em maio e acumula, ao longo dos últimos sete meses de funcionamento, uma economia de cerca de R$ 100 mil para a instituição. A segunda e última fase será concluída ainda em dezembro e com ela a capacidade de geração será triplicada, provendo aproximadamente 30% da demanda energética do campus com uma fonte limpa e renovável. A previsão é que a economia anual fique em torno de R$ 400 mil, recurso que poderá ser utilizado em outros investimentos.

Também foram adquiridos mais de 120 novos aparelhos de ar-condicionado, o que permitiu que as salas de aula dos Blocos A, B, C, D e E passassem a ser refrigeradas. Atualmente todos os blocos possuem climatização. O campus, nesse ano, também recebeu um novo bloco: o I. A área, anteriormente ocupada pelas instalações da Caixa, foi revertida em um novo espaço, com salas de aula e banheiros. Já o Bloco N está de cara nova. O espaço, que abriga parte da estrutura da Metalurgia, acaba de passar por reformas.

A Educação Física também está passando por obras. A quadra interna começou a ser lixada para receber nova pintura. Será utilizada uma tinta que permitirá que o espaço fique até seis anos sem precisar de manutenção, processo que será estendido para a quadra externa, mesmo tendo recebido pintura nova no começo de 2023. Ao longo do ano o campo e as quadras receberam nova iluminação, agora com lâmpadas de LED, garantindo mais economia e luminosidade. As tabelas de basquete e os postes de vôlei também estão recebendo cuidados. Já a academia está passando por manutenção nos equipamentos e substituição nos estofamentos dos aparelhos.

Os investimentos ainda incluem modernização dos gabinetes de estudo individuais no térreo da biblioteca e troca das cadeiras do salão superior; reforma do muro ao redor da instituição, que ameaçava cair, e que agora é tela para alunos e comunidade externa desenvolverem arte (link pra matéria); instalação de novas cortinas nos ambientes técnicos e administrativos; contratação de ônibus acessível; implantação do sistema de reservas de espaços; criação do estacionamento para motos dos estudantes; além da aquisição de equipamentos para vários laboratórios. Alguns dos recursos provêm do orçamento do campus, e outros são externos com destinação específica. A gestão agradece a participação de todos os envolvidos e deseja à comunidade um 2024 ainda mais produtivo.

Prestação contas