Página inicial > Notícias > Soluções em periferias urbanas é tema de seminário

Soluções em periferias urbanas é tema de seminário

Publicado: Quinta, 01 de Fevereiro de 2024, 17h40 | Última atualização em Quarta, 21 de Fevereiro de 2024, 12h24

Evento é realizado por grupo focado em sociedade e emancipação.

Na próxima segunda-feira (5) acontece o 1º Seminário Soluções Baseadas na Natureza em Periferias Urbanas. O evento é uma realização do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Sociedade e Emancipação (Gepese), com apoio do Núcleo Interinstitucional de Extensão e Pesquisa “Poiein – Desconstrução, Economia Criativa e Sustentabilidade” e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

O seminário é aberto ao público e dá direito a certificação. Ele acontece no Miniauditório 2, no Campus Vitória, e contará com as seguintes palestras:

9h às 10h30: Urbinat - Urban Innovative e Inclusive Nature: projeto e resultados (Dra. Beatriz Caitana – Universidade de Coimbra)
14h às 15h30: Construção compartilhada de conhecimento: favelas, periferias e promoção à saúde (Dr. Fábio Alves Araújo – Fiocruz/IFRJ)

A ação faz parte dos esforços de pesquisa e extensão que o Gepese vem desenvolvendo desde 2022, no contexto do Programa Desenvolvimento de Base Comunitária. Neste programa já foram executados:

- projetos de extensão no campo da agroecologia urbana e discussões sobre insegurança alimentar em escolas públicas e comunidades de periferias urbanas da Grande Vitória (Projeto Emancipação Social a partir da Soberania Alimentar – PESSoA).

- pesquisas aplicadas na área de mobilização social: duas dissertações e produtos educacionais foram defendidas entre 2022 e 2023 sobre o tema ("Diálogos para pensar práticas coletivas: intervenções sociais e vivências coletivas no morro da Piedade em Vitória, Espírito Santo" por Vanessa Darmani Lima; e "Processo de mobilização comunitária na construção de intervenções socioambientais no bairro Jesus de Nazareth/Vitória-ES" de Tainá Guimarães Ricardo)

- seminários, destacando o "Seminário Internacional: Práticas emancipatórias nas comunidades", que abordou casos em Portugal e no Brasil e foi transmitido pelo canal do Ifes.

Para os anos de 2024 e 2025, o Gepese vai se dedicar às ações que envolvam o conceito de Soluções Baseadas na Natureza aplicadas à comunidades urbanas e favelas. Esta pesquisa conta com financiamento da Fapes, por meio do Edital 28/2022 - Universal de Pesquisa, e busca produzir e aplicar os conhecimentos com as pessoas envolvidas nas comunidades.