Página inicial > Notícias > Aluno do campus é classificado para Olimpíada Iberoamericana de Física

Aluno do campus é classificado para Olimpíada Iberoamericana de Física

Publicado: Quinta, 21 de Março de 2024, 14h33 | Última atualização em Quinta, 21 de Março de 2024, 14h33

Participação foi garantida após duas medalhas de ouro e uma de prata em competições nacionais.

O estudante Patrick Avelar Santos Silva, do curso de Eletrotécnica do Campus Vitória, vai para o México representar o Brasil na Olimpíada Iberoamericana de Física (OIbF). A classificação veio após o aluno conquistar o pódio em três competições nacionais: medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Física (OBF) e na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), em 2023; e medalha de prata no Torneio Brasileiro de Física (TBF) em 2024.

O TBF 2024 aconteceu na cidade de Natal em março deste ano. É um evento para vencedores de outras competições nacionais, durando uma semana, com período de isolamento dos estudantes, provas teórica e experimental, além de palestras acadêmicas e passeios. É também a competição responsável por definir a equipe que defenderá o Brasil em olimpíadas internacionais de Física.

A OIbF é uma competição de alto nível destinada a estudantes do Ensino Médio. Ela acontece desde 1991 e está em sua 29ª edição. Este ano, Patrick será o único estudante brasileiro de escola pública a integrar uma equipe em olimpíadas internacionais de física.