Página inicial > Notícias > Programa Futuras Cientistas abre inscrições para 2025

Programa Futuras Cientistas abre inscrições para 2025

Publicado: Quinta, 16 de Maio de 2024, 14h32 | Última atualização em Quinta, 16 de Maio de 2024, 14h39

As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de maio.

Ada Lovelace, Caroline Herschel, Elizabeth Blackburn, Flora de Pablo, Lise Meitner, Margarita Salas, Marie Curie e Rosalind Franklin compartilham em comum, além de serem mulheres, o fato de terem gravado seus nomes na história, graças aos frutos de seus trabalhos como cientistas. Apesar da inegável contribuição feminina para as ciências, a presença delas, nesse universo, ainda é muito desigual no mundo. Segundo dados do Instituto de Estatística da Unesco, a cada três pesquisadores no mundo, apenas um é mulher. Para reverter esse quadro, em 2010, o Brasil e os Estados Unidos assinaram o “Memorando de Entendimento para o Avanço da Condição da Mulher”, que tem como intuito promover a cooperação e o intercâmbio de informações para eliminar a discriminação e alcançar a igualdade de gênero em vários campos, sendo um deles “Mulher e Ciência”.

A partir desta iniciativa, a Delegação Brasileira de Cientistas identificou vários problemas para o baixo número de mulheres atuando em Ciência e Tecnologia. A desmotivação das estudantes do Ensino Médio para a área de Ciências Exatas foi diagnosticado como um dos principais. Diversas recomendações foram feitas para minimizar esta situação, e elas serviram de base para o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) lançar o “Programa Futuras Cientistas”.

O objetivo dessa iniciativa é selecionar “Projetos de Trabalhos e Instituições Parceiras para a realização das atividades de Imersão Científica do Programa Futuras Cientistas”. Permitindo assim a participação de pesquisadores(as) das diferentes Unidades da Federação, além de ampliar a oferta de laboratórios disponíveis para escolha pelas participantes em todo o país. As inscrições serão feitas, exclusivamente, por meio de formulário online. Acesse a página oficial do Cetene para mais informações.