Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > 28 de Junho: Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+
Início do conteúdo da página

28 de Junho: Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+

Publicado: Segunda, 01 de Julho de 2024, 14h59 | Última atualização em Segunda, 01 de Julho de 2024, 15h00

Nota do Nepgens sobre o dia do orgulho LGBTQIAPN+.

O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Diversidade Sexual (NEPGENS) do Ifes - Campus Vitória neste Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, 28 de Junho, como forma de afirmar a importância das questões que se referem a sexualidades, identidades e expressões de gênero, destaca a necessidade de visibilizarmos a temática em nosso cotidiano, bem como, o nosso compromisso na luta pela garantia de acesso aos direitos que assegurem o exercício pleno da cidadania a todos, todas e todes, em especial, em nosso Campus Vitória.

Lembramos que embora a sigla tenha se popularizado, e haja quem “tenha dificuldades em acompanhar tantas letras”, o importante é saber que a sigla abriga pessoas que vivenciam de formas diversas suas identidades, sexualidades e expressões e essas vivências devem ser respeitadas. Neste dia de orgulho e de luta, estamos nos referindo a pessoas que, ao longo de suas existências, vivem, convivem e (sobre)vivem enfrentando as mais diversas situações, em especial, àquelas que tangem à insegurança quanto à própria vida.

Você já pensou que poderia ser vítima de assassinato simplesmente por ser quem você é?
Você já teve medo de sofrer alguma agressão simplesmente por amar quem você ama?
Se a sua resposta for NÂO, sinta-se uma pessoa com privilégio!

A data, que é uma referência à Revolta de Stonewall, ocorrida em 28 de junho de 1969, quando pessoas que frequentavam o bar Stonewall Inn, em Nova York, reagiram a uma série de ações de humilhação e violência praticadas por policiais no local, tornou-se um marco internacional.

No Brasil, as conquistas para/da População LGBTQIAPN+ ainda são muito recentes: Realização de Tratamento HIV/AIDS pelo SUS; Oficialização do Programa Brasil sem Homofobia; Possibilidade de Adoção por casais homoafetivos; Possibilidade de Casamento Civil homoafetivo; Reconhecimento da união homoafetiva como núcleo familiar; Uso do Nome Social; Mudança de nome no registro civil de pessoas transexuais diretamente em cartórios; Derrubada das restrições à doação de sangue por pessoas LGBTQIAPN+. Essa história, em construção, aponta para o quanto precisamos lutar para que os DIREITOS CONQUISTADOS não sejam retirados e, principalmente, para que eles se constituam parte de nossa estrutura socio-cultural.

Ainda há um caminho longo a percorrer na garantia de direitos não acessados por pessoas que são, cotidianamente, invisibilizadas e silenciadas em suas formas de existir. Assim, mais que celebrar, frisamos a necessidade da luta pela equidade, pelo respeito às diferenças e contra todas as formas de discriminação. Que continuemos combatendo a intolerância presente em nossa sociedade patriarcal, machista, racista, misógina, lgbtfóbica, elitista, que ainda tolera e/ou defende preconceitos e atos discriminatórios.

Reiteramos o nosso compromisso no enfrentamento a práticas de preconceito, discriminação, assédios e quaisquer violações que comprometam à integridade das pessoas constituintes da nossa comunidade.

Destacamos que, tão logo, seja reestabelecida à normalidade das atividades no Campus Vitória, serão divulgados data e local da realização de uma atividade alusiva a essa data, haja vista que no atual momento, uma parcela significativa de nossa comunidade não seria atingida.

Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Diversidade Sexual (NEPGENS) do Ifes - Campus Vitória

registrado em:
Fim do conteúdo da página