Página inicial > Notícias > Cursos de formação continuada em ensino de Matemática abrem 50 vagas

Cursos de formação continuada em ensino de Matemática abrem 50 vagas

Publicado: Sexta, 19 de Julho de 2024, 16h47 | Última atualização em Sexta, 19 de Julho de 2024, 16h47

Oportunidades são para docentes de Matemática no Ensino Básico da Rede Pública do Espírito Santo.

A Diretoria de Extensão (Direx) do Campus Vitória oferta dois cursos de formação continuada em ensino de Matemática. As capacitações são iniciativa do Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas em Matemática (Grupem). A carga horária de ambas as formações é de 50 horas, acontecendo de agosto a dezembro. As inscrições vão de 22 de julho a 1° de agosto.

O curso “Padrões geométricos em artefatos afro-brasileiros a partir da teoria histórico-cultural” pretende promover a formação de docentes da educação básica com estudos coletivos teórico-práticos sobre padrões geométricos a partir da cultura afro-brasileira na teoria histórico-cultural. A formação também busca promover a inclusão e o respeito às diversidades culturais, fomentando um ambiente acadêmico mais rico e plural.

A capacitação é destinada a docentes dos eninos fundamental e médio que ensinam matemática na Rede Pública do Espírito Santo.

O curso é presencial, acontecendo às quartas-feiras, das 18h30 às 22h30. São oferecidas 25 vagas, sendo cinco para professores do Ensino Fundamental em escolas de Vila Velha, cinco para pretos ou pardos e 15 para ampla concorrência. Havendo mais inscritos do que vagas, a seleção se dará por sorteio.

O curso “Grandezas geométricas em plantas baixas residenciais: possibilidades para o ensino na educação básica”, visa aprimorar a organização do ensino, com ênfase nos conceitos de comprimento, perímetro e área, sob a perspectiva da teoria histórico-cultural. Os participantes serão incentivados a planejar práticas pedagógicas relacionadas a essas grandezas, especialmente por meio do tema de plantas baixas residenciais, explorando sua aplicação prática e relevância no contexto do cotidiano envolvendo um movimento lógico-histórico dessas grandezas geométricas. O público alvo são professores que ensinam Matemática do Ensino Fundamental da Rede Pública da Grande Vitória.

A formação terá 32 horas presenciais e 18 horas de estudos complementares, totalizando 50 horas. Os encontros presenciais acontecem às quartas-feiras, no horário de 18h30 às 22h30.

Serão oferecidas 25 vagas, sendo cinco para docentes que lecionam em escolas de Vila Velha. Havendo menos vagas do que inscritos, a seleção se dará por sorteio.

Acesse o Edital 05/2024 para o curso “Padrões geométricos em artefatos afro-brasileiros a partir da teoria histórico-cultural” e o Edital 06/2024 para o curso “Grandezas geométricas em plantas baixas residenciais: possibilidades para o ensino na educação básica”.