Página inicial > Notícias > Aula inaugural de curso de elétrica marca nova fase de capacitação na penitenciária em Vila Velha

Publicado: Quinta, 12 de Setembro de 2024, 15h16 | Última atualização em Quinta, 12 de Setembro de 2024, 15h16

Parceria entre Ifes, Sejus e Sedu leva qualificação profissional a estudantes da EJA em situação de privação de liberdade.

A primeira aula do curso de eletricista instalador de baixa tensão, realizada na Penitenciária de Vila Velha I, marcou o início de uma nova fase de capacitação para 40 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) fundamental. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), a Secretaria de Justiça (Sejus) e a Secretaria de Educação do Espírito Santo (Sedu), formalizada durante a solenidade de assinatura do termo de cooperação entre as instituições.

Internos assistem aula inaugural.

Estiveram presentes na aula inaugural o reitor do Ifes, professor Jadir Pella, o pró-reitor de extensão do Ifes, Lodovico Faria, os coordenadores do Programa EJA Integrada, professores Aldo Rezende e Maria José Ferreira,a diretora de extensão do campus Vitoria, Telma Smith, o secretário de Justiça, Rafael Pacheco, e a professora Mariane Berger, representante da Sedu. O curso terá uma carga horária de 160 horas, com aulas realizadas em dois dias da semana, e será concluído em dezembro de 2024. A cada 12 horas de curso concluídas, os participantes terão direito à remissão de um dia de pena, conforme previsto pela legislação.

A seleção dos cursistas foi conduzida pela direção da unidade prisional em conjunto com o setor pedagógico da Escola Estadual Cora Coralina. Esta iniciativa faz parte do Programa EJA Integrada, fruto de parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o Ifes, e está sendo implementada em quatro unidades prisionais do estado.

Internos assistem aula inaugural.

Além das aulas técnicas, a formação contará com atividades complementares oferecidas por estudantes do mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), que participarão como monitores e realizarão oficinas temáticas sobre temas relacionados ao mundo do trabalho e outros assuntos de interesse dos participantes, buscando ampliar o alcance educacional do curso.

Entre os presentes na solenidade estavam o subsecretário Marcelo Gouvea, a professora Danielle Piontkosvik e o professor Gabriel Carvalho, também do ProfEPT, que acompanharão de perto o desenvolvimento das atividades pedagógicas na unidade prisional.

Fonte: Proex