Campus Vitória participa em desafio de inovação voltado para periferias
A colaboração conjuga esforços de pesquisa e extensão.
O Ifes – Campus Vitória participará do evento Visão de Cria, um desafio de inovação voltado para periferias. A colaboração é do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Sociedade e Emancipação (Gepese), por meio do Programa de Extensão Desenvolvimento de Base Comunitária.
O evento Visão de Cria será uma "hackathon" - maratona para solução de problemas - com duração de 30 horas, voltado para jovens negros e indígenas de periferia. A iniciativa é do time Das Pretas, um laboratório de inovação e tecnologia social 100% negro. Os participantes da ação trabalharão em equipe para idealizar e apresentar soluções inovadoras que possam ser implementadas em suas comunidades.
Além disso, o evento também contará com oficinas para apresentar ferramentas, conceitos e metodologias aos participantes. A estudante Mariana Almeida, da graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental, colaborará nessa etapa. Já a aluna Júlia Célly, do mesmo curso, vai como participante. As duas atuam no âmbito da pesquisa SbN | in Perifas, ligado tanto ao Gepese quanto ao Desenvolvimento de Base Comunitária. É uma ação dedicada investigar e estimular soluções baseadas na natureza em periferias. "A ação consiste no mapeamento de soluções por meio da natureza para periferias urbanas", disse Mariana. "Participar do Visão de Cria entra nessa parte de estar ali, interagindo com pessoas que vivem o cotidiano da periferia e sabem quais são as questões pertinentes do local", acrescenta Julia. Como parceiro, o Gepese vai apresentar o conceito de soluções baseadas na natureza para então acompanhar as oficinas enquanto objeto de pesquisa.
Conheça o Gepese e o Visão de Cria.
Redes Sociais