Página inicial > Notícias > Campus Vitória implanta primeira sala de autorregulação emocional e sensorial da rede EPT

Publicado: Segunda, 07 de Outubro de 2024, 17h16 | Última atualização em Segunda, 07 de Outubro de 2024, 17h17

Por Sirley Trugilho da Silva
Em fevereiro de 2024, a Equipe de Atenção Multidisciplinar ao Educando do Ifes - Campus Vitória implantou a primeira sala de autorregulação emocional e sensorial da rede de Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

O espaço é direcionado a qualquer discente que perceba o início de uma crise ou precise se recuperar de uma sobrecarga sensorial ou emocional. O estudante poderá, então, se autorregular por meio do silêncio, do uso das técnicas disponíveis nos materiais audiovisuais, os fidget toys, painel sensorial e demais recursos da sala.

O espaço está localizado no corredor J, do Campus Vitória, ao lado da coordenação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), do Serviço de Psicologia, do Serviço Social e de Nutrição, bem como da sala de Atendimento Educacional Especializado. Assim, toda a equipe presente pode dar orientação e apoio, caso seja procurada, ou perceba que o discente está usando o cantinho da calma.

A sala foi projetada para acolher o público em um ambiente planejado para minimizar riscos de lesões e facilitar o processo de regulação emocional e sensorial, dispondo de cartões de autorregulação; livros e cartilhas; fidget toys ou brinquedos sensoriais; painel sensorial; almofadas; tapetes; bolas de pilates; materiais para pintura; massa de modelar, abafador; pelúcia; abajur; aromas; quadro branco, entre outros.

Todos os materiais foram produzidos ou conseguidos por meio de doação da equipe e membros da comunidade escolar do Campus Vitória, incluindo a pintura realizada em um projeto coordenado pela professora de artes Jéssica Galon da Silva Macedo, bem como a participação da Coordenadoria de Mecânica na montagem do painel sensorial, e a doação de materiais pela Coordenadoria de Educação Física, entre outros.

Entre os materiais produzidos para uso na sala estão o conjunto de cards para autorregulação e também a cartilha “Autoafirmações positivas em HQ”, que traz histórias sociais e exercícios de autorregulação, com tradução em Libras. Ressalta-se que pistas visuais, materiais sensoriais e histórias sociais são ferramentas adequadas ao atendimento das pessoas com autismo. Esse público é bem representativo no campus, perfazendo um total de 40 entre os 123 discentes atendidos pelo Napne em 2024/02.

Esse trabalho pioneiro, do Ifes – Campus Vitória, foi apresentado pela psicóloga Sirley Trugilho da Silva no Seminário Estadual de Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, realizado nos dias 16 e 17 de abril de 2024, em São Luís/MA, despertando interesse pela inovação no atendimento entre os ouvintes da mesa: “Diversidade e Inclusão no Ensino Profissional”.

Durante a comemoração do 115º aniversário do campus, a coordenadora do Napne, Josiane Beltrame Milanesi, esteve à frente da organização da exposição da sala de autorregulação para a comunidade interna e para os estudantes visitantes da Semana de Ciência e Tecnologia. Essa ação ocorreu como alusão à data de 21 de setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

Para fazer uso do cantinho da calma, os estudantes acompanhados são orientados sobre como usar e a apenas utilizar o espaço se necessitarem do ambiente e de suas ferramentas para se autorregular emocional ou sensorialmente. Não é permitido uso da sala para outros fins.