Campus Vitória terá banca agroecológica a cada 15 dias
A ação acontecerá toda quarta, em frente à Biblioteca, das 9h30 às 16h30.
O programa de extensão "O desenvolvimento da agroecologia no estado do Espírito Santo: produção, certificação e circuitos curtos de comercialização" traz ao Campus Vitória uma banca agroecológica de alimentos. A banca terá produtos provenientes de municípios como Domingos Martins, São Gabriel da Palha, Águia Branca e Pancas.
Em 2024, foram montadas duas bancas piloto. A ação esse ano tornou-se permanente e acontecerá toda quarta, quinzenalmente, em frente à Biblioteca, das 9h30 às 16h30.
Qualidade nutricional e consumo sustentável
O programa de extensão Desenvolvimento da agroecologia no Espírito Santo visa ampliar a reflexão acerca de questões como: a qualidade dos alimentos e a saúde humana, animal e ambiental; novas práticas de consumo sustentável; alimentos agroecológicos e o seu aproveitamento integral na alimentação; o significado sociocultural da integração entre produtores rurais e consumidores urbanos; e o significado econômico das formas de comercialização direta.
Fruto de parcerias estabelecidas ao longo da última década entre Ifes, MPA e o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra, o programa sucede projetos de extensão desenvolvidos no Campus Linhares e no Campus Vitória (nos âmbitos do Núcleo de Promoção da Cidadania e do programa de extensão Fórum de Movimentos Populares e Cidadania Emancipatória). Por meio do diálogo entre agricultores e docentes (extensionistas e pesquisadores), espera-se garantir uma contribuição científica do Ifes para a resolução de problemas referentes aos processos produtivos da agroecologia estadual.
Redes Sociais