Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Nota Pública - Neabi do Ifes Campus Vitória
Início do conteúdo da página

Nota Pública - Neabi do Ifes Campus Vitória

Publicado: Quinta, 20 de Março de 2025, 16h24 | Última atualização em Quinta, 20 de Março de 2025, 16h25

NOTA DE SOLIDARIEDADE E REPÚDIO

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) vem a público manifestar sua total solidariedade ao professor Iuri Campos de Souza, vítima de um ato inaceitável de racismo religioso cometido por um funcionário de empresa prestadora de serviço nesta instituição. Repudiamos veementemente qualquer forma de intolerância religiosa, preconceito e discriminação, reafirmando nosso compromisso com a promoção da equidade, da diversidade e do respeito às manifestações culturais e religiosas de matriz africana e indígena.

O racismo religioso é uma das faces mais cruéis do racismo estrutural em nossa sociedade, e sua ocorrência em um espaço educacional é ainda mais alarmante, pois a escola deve ser um território de acolhimento, aprendizado e respeito à diversidade. O Ifes, como instituição pública de ensino, tem o dever de garantir um ambiente seguro e inclusivo para todas as pessoas, combatendo qualquer forma de discriminação e promovendo ações concretas em defesa dos direitos humanos.

Exigimos que as devidas providências sejam tomadas para que o ocorrido seja apurado com rigor e que medidas efetivas sejam adotadas para evitar novas violações aos direitos dos membros da comunidade acadêmica. Reiteramos, ainda, a importância da implementação plena das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que tornam obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena, como instrumento essencial para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Nos solidarizamos com o professor Iuri Campos de Souza e reafirmamos nosso compromisso inabalável na luta contra o racismo, a intolerância religiosa e qualquer forma de opressão. Seguiremos firmes na defesa dos direitos dos povos de matriz africana e indígena, para que a educação seja, de fato, um espaço de transformação social e respeito à diversidade.

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi)
Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes - Campus Vitória)

registrado em:
Fim do conteúdo da página