Fapes e Sedu lançam edital do Programa de Iniciação Científica Júnior (PICJr 2026)
Programa PICJr 2026 investe R$ 9 milhões em projetos escolares de ciência e inovação
A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), publicou o edital do Programa de Iniciação Científica Júnior – Pesquisador do Futuro (PICJr 2026), que visa fomentar a cultura científica entre estudantes da rede pública de educação básica do Espírito Santo. A iniciativa tem como objetivo principal despertar o interesse dos jovens pela ciência, tecnologia e inovação, promovendo a integração entre escolas e instituições de ensino superior.
O edital prevê apoio financeiro para projetos que envolvam práticas pedagógicas inovadoras, laboratórios de ciências, educação ambiental e ações em comunidades de alta vulnerabilidade social. Serão disponibilizadas bolsas para coordenadores, tutores e estudantes, além de auxílio para o desenvolvimento dos projetos.
As propostas podem ser submetidas até o dia 8 de outubro de 2025, por meio da plataforma Sigfapes. A previsão é que os projetos selecionados iniciem suas atividades em março de 2026.
Para mais informações, leia o edital e acesse: www.fapes.es.gov.br.
Redes Sociais