Alunas do Grupem são selecionadas para programa de internacionalização
Os programas acontecerão em Portugal e na República Dominicana, respectivamente.
O Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas de Matemática (Grupem) celebra a conquista de duas de suas alunas, que foram selecionadas para participar de programas internacionais na República Dominicana e Portugal, fortalecendo a presença do grupo em ações de internacionalização e promovendo o intercâmbio de saberes em educação matemática e relações étnico-raciais.
A mestranda Rebecca Stein Miranda, do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat/Ifes), realizará entre os dias 15 de setembro e 21 de dezembro de 2025 um estágio técnico-científico na Universidade de Aveiro (Portugal). A atividade integra o projeto Formação de Professores e Abordagens de Geometria na Paisagem Urbana: Experiências em Diferentes Espaços, aprovado no edital Fapes de Estágio Técnico-científico nº 22/2024, e conta com a supervisão da professora Dr. Marlene da Rocha Migueis. No Brasil, a pesquisadora é orientada pelas professoras doutoras Sandra Fraga e Dilza Côco, do campus Vitória.
O estágio tem como objetivo promover a investigação e a prática em espaços formais e não formais de educação, articulando experiências de formação docente e ensino de matemática em contextos urbanos. A programação inclui visitas a ambientes educacionais, reuniões com pesquisadores e a implementação de uma ação educacional vinculada ao projeto de mestrado "Educação na Cidade e Matemática: Uma proposta de Viagem Formativa sobre transformações geométricas".
Já a licencianda de Matemática do campus Vitória, Letícia Marques Coimbra, que desenvolve iniciação científica junto ao Grupem, investigando o artefato africano Quilt e sua relação com conceitos matemáticos, especialmente a geometria, foi selecionada para participar do Programa Caminhos Amefricanos da Capes- Programa de Intercâmbios Sul-Sul - edição República Dominicana, desenvolvido em parceria com o Ministério da Igualdade Racial e com a Facultad Latino-americana de Ciencias Sociales com sede em Santo Domingo, capital da República Dominicana.
O programa tem como finalidade estimular e promover a socialização de conhecimentos, experiências e políticas públicas que contribuam com o combate e superação do racismo no Brasil e das políticas públicas educacionais de inclusão da História e Cultura Africana e da Diáspora Africana. Durante a mobilidade, estão previstas atividades como eventos científicos, visitas a escolas, museus e locais históricos.
Redes Sociais