Estão abertas inscrições para a I Olimpíada Brasileira de Geoinformação
A Olimpíada é voltada para alunos do Ensino Médio, com inscrições gratuitas abertas até 16 de outubro.
Estão abertas as incrições para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares de todo o país para a I Olimpíada Brasileira de Geoinformação. A competição propõe que os estudantes investiguem problemas socioambientais locais, como alagamentos, poluição, descarte irregular de lixo, desmatamento e áreas de risco e proponham soluções com o uso de tecnologias como mapas digitais, imagens de satélite, SIGs, drones e inteligência artificial.
A Olimpíada será realizada em duas etapas. Na primeira, os participantes devem identificar e registrar um problema real da comunidade com registros como fotos, croquis ou mapas. Na segunda fase, aprofundam a análise com o uso de geotecnologias para propor soluções e cenários futuros.
A competição é de iniciativa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Faculdade de Formação de Professores (UERJ-FFP) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM), com colaboração internacional da Universidade do Porto (Portugal). O projeto conta com apoio do CNPq e do MCTI, por meio do Programa Pop Ciência; do MEC, pelos programas Escola em Tempo Integral e Escola das Adolescências; e da FAPERJ.
Estudantes premiados receberão certificados de desempenho (Ouro, Prata, Bronze e Menção Honrosa). Alunos de escolas públicas concorrem a 10 bolsas de Iniciação Científica Júnior, com critérios de inclusão para meninas, negros, indígenas e pessoas com deficiência. Professores e escolas também serão reconhecidos. O resultado final será divulgado em 12 de dezembro de 2025.
As inscrições são gratuitas, estão abertas até 16 de outubro e devem ser feitas pelo site da olimpíada.
Redes Sociais