IX Semana de Turismo, Hospitalidade e Lazer acontece em novembro
Evento gratuito conta com financiamento da Fapes.
A IX Semana de Turismo, Hospitalidade e Lazer acontece de 11 a 14 de novembro de 2026 no Campus Vitória. Com o tema "Perspectivas acadêmicas e atuação profissional em segmentos", o encontro é uma oportunidade para trocar experiências com profissionais do turismo e da hospedagem e para descobrir diferentes possibilidades de atuação no mercado de trabalho.
A programação inclui mesa-redonda com profissionais do setor, vivência de congo, oficinas sobre cultura capixaba e fotografia para turismo, além de apresentação cultural. A novidade desta edição é o espaço dedicado para que os estudantes apresentem suas experiências acadêmicas e profissionais.
O evento conta com patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). As inscrições são gratuitas, pelo site do evento. As vagas são limitadas.
Confira a programação:
11 de novembro - Quarta-feira
18h30-19h: Mesa institucional e abertura oficial do evento.
19h-19h30: Atração cultural.
Local: Quadra
19h30-21h30: Mesa-redonda: Perspectivas acadêmicas e atuação profissional em segmentos
• Josiana Gallina (Subsecretária de Cultura de Viana) – Turismo cultural.
• Rodrigo Guarani (Liderança indígena da Aldeia Piraquê-Açu) – Etnoturismo nas aldeias de Aracruz.
• Fábio Barros (Guia de Turismo) - Turismo Religioso
Mediadora: Elisa Bernardi (Turismóloga)
Local: Auditório da Eletrotécnica
12 de novembro - Quinta-feira
16h-18h: Minicurso - Roteirizando o seu território: da teoria à prática – Rariel Cruz (Guia de Turismo e Mestre em Turismo)
Local : Miniauditório 1. 45 vagas
18h30-21h30: Oficinas
• Oficina 1: Aquarelando os símbolos da cultura capixaba - Michelle Teixeira da Silva Hanke (Graduada em Letras/Português pela Ufes e em Direito pela Multivix - Mestra em Estudos Linguísticos pela Ufes).
Local: Sala de Arte. 20 vagas
• Oficina 2: Do clique ao reels: fotografia, vídeo, tecnologia e redes sociais no Turismo - Luís Andrade Lisboa (Técnico em Guia de Turismo/IFES, Técnico em Fotografia/ Base 40 e Agente de Viagens/SENAC).
Local: Sala B1. 30 vagas
• Oficina 3: Receber, orientar, acolher: comunicação e atendimento ao turista – Rariel Cruz (Guia de Turismo e Mestre em Turismo)
Local: Miniauditório 1. 40 vagas
20h-20h30: Intervalo cultural e exposição de trabalhos
13 de novembro - Sexta-feira
16h-18h: Minicurso - Roteirizando o seu território: da teoria à prática – Rariel Cruz (Guia de Turismo e Mestre em Turismo)
Local : Laboratório E1. 40 vagas
18h30-19h: Recepção aos discentes
19h-20h: Apresentação do projeto: Turismo Cultural no Sítio Histórico da Prainha de Vila Velha ES: parceria Ifes e Casa da Memória.
Local: Auditório da eletrotécnica
20h30-21h30: Comunicações discentes – apresentações de projetos, trabalhos e pesquisas
Local: Miniauditório 1 e Miniauditório 2
14 de novembro - Sábado
9h-9h30: Recepção aos discentes
9h30 – 11h: Vivência de congo – cultura, ancestralidade, ritmo e resistência – João Ifadare Ifakorede (Historiador, instrutor cultural e conguista).
11h – 11h20: Apresentação da Comissão Organizadora da STHL, fala de encerramento e avaliação de satisfação.
Local: Pátio, em frente à biblioteca
Redes Sociais