Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Projeto de extensão tem documentário exibido em Niterói
Início do conteúdo da página

Projeto de extensão tem documentário exibido em Niterói

Publicado: Terça, 03 de Novembro de 2026, 12h38 | Última atualização em Terça, 03 de Novembro de 2026, 12h38

Obra será apresentada em 17 de novembro em mostra da Universidade Federal Fluminense (UFF).

O documentário Dona CaranguEJA: Memórias de São Pedro. Ep.02: Cicatrizes do mangue será exibido na III Mostra Estudantil de Cinema da EJA. A sessão acontece no dia 17 de novembro de 2026, às 18h, na Sala Nelson Pereira dos Santos, no Reserva Cultural, em Niterói.

A produção faz parte do projeto de extensão Educação ambiental em espaços não formais: projeto Dona CaranguEJA, desenvolvido em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental EJA Professor Admardo Serafim de Oliveira. A iniciativa desenvolve estratégias de educação ambiental, tendo o manguezal da Grande São Pedro como referência, a partir da educação em espaços não-formais e de jovens e adultos em periferias urbanas. Como produto, a ação gerou uma série de seis vídeos que conta a história da chegada de mulheres ao território de São Pedro na década de 1980.

Os documentários foram coproduzidos com a participação ativa de alunas da Educação de Jovens e Adultos e de dois estudantes do curso técnico em Segurança do Trabalho do Campus Vitória: Sérgio Martins, que desenvolveu pesquisas sobre o mangue, e Terezinha Aníbal Fernandes, que participou das gravações e entrevistas. A obra privilegia o olhar das próprias mulheres que viveram o processo de ocupação do território.

A mostra é organizada pelo Laboratório de Audiovisual e Políticas na Educação de Jovens e Adultos (Lapeja) da Universidade Federal Fluminense (UFF).

registrado em:
Fim do conteúdo da página