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Atendimento às pessoas com necessidades específicas

Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2017, 17h36 | Última atualização em Terça, 29 de Novembro de 2022, 09h26

Índice de Artigos

Napne

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Campus Vitória tem o objetivo de desenvolver ações, em parceria com a comunidade escolar, que contribuam para a promoção da inclusão e acessibilidade, buscando viabilizar as condições para o acesso, permanência e saída com êxito dos cursos oferecidos pela Instituição.

Ao identificar os estudantes com necessidades específicas, o Napne, em parceria com a família e a equipe pedagógica, desenvolve ações para o acolhimento e a permanência do aluno, levando em consideração suas habilidades e potenciais.


Quem o Napne atende?

As pessoas com necessidades específicas atendidas pelo Napne são as que possuem deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação, conforme legislação e regulamento interno.

Deficiências: física; auditiva; visual e intelectual.

Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD): distúrbios nas interações sociais que englobam os diferentes transtornos do espectro autista; psicoses infantis; Síndrome de Asperger; Síndrome de Kanner e Síndrome de Rett.

Altas habilidades/superdotação: possuem habilidades potenciais ou demonstradas, que evidenciam alta capacidade de desempenho.

 


Infraestrutura para atendimento

Fornecimento de recursos, materiais ou metodologias necessárias para atender aos alunos em suas diferenças, como por exemplo de intérprete de Libras-Português para o aluno surdo, impressora braille para o aluno cego, adequações para o aluno cadeirante, metodologia que leve em consideração o tempo de resposta de um aluno com deficiência intelectual ou de enriquecimento de conteúdo para aluno com altas habilidades.

 


Encaminhamento para o Napne

A qualquer momento durante a trajetória dele na instituição:
- Na inscrição no Processo Seletivo, o estudante se autodeclara com necessidades especiais;
- No ato da matrícula, indicando no campo destinado a identificação;
- Durante o processo de ensino e aprendizagem, sendo direcionado pela equipe pedagógica ou familiar.

A partir do momento em que o aluno com necessidades específicas é identificado, o Napne desenvolve o trabalho de colaboração junto à comunidade escolar para atendimento às especificidades do discente.

 


Contato

Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas – Napne
(27) 3331.2241
napne.vi@ifes.edu.br


 

Equipe do Napne
Portaria Nº 786 de 19 de novembro de 2021 - Atualiza composição do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne)

Resoluções do Ifes
CS nº 34/2017 - Institui diretrizes operacionais para atendimento alunos necessidades especiais
CS nº 55/2017 - Institui Procedimentos de Identificação, Acompanhamento dos Alunos Necessidades Específicas Ifes - Alterada Resolução 19 2018

Outros Documentos 
Orientação Normativa do Campus Vitória
Regulamento Interno
Cartilha Napne
Cartilha Napne em Libras 
Campanha Ninguém Fora da Conversa
Instrução Normativa 01/2020
Política de acessibilidade e atendimento educacional especializado para alunos de cursos a distância do Ifes

Legislação
Programa de Normas constitucionais, leis federais e decretos que regem os direitos da pessoa com deficiência (abre nova janela)

 

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