Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Núcleos > Campus Vitória > Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE)
Início do conteúdo da página

Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE)

Publicado: Quarta, 11 de Dezembro de 2019, 11h18 | Última atualização em Terça, 18 de Maio de 2021, 14h11

Índice de Artigos

Núcleo de Tecnologias Educacionais

O Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) é uma comissão instituída no Ifes – Campus Vitória, por meio da Portaria GDG nº 1167, de 13/12/2019, ligada à Diretoria de Ensino e tem como objetivo principal atuar no apoio, planejamento e ações relativas à Educação a Distância (EaD) e na incorporação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) nas atividades pedagógicas do campus. 

Atribuições

I. Apoiar os professores no planejamento dos componentes curriculares com uso de tecnologias.
II. Orientar os professores sobre o uso de ferramentas para produção de materiais didáticos.
III. Estimular a utilização de diversificadas tecnologias educacionais que venham contribuir com a melhor forma de aprendizagem pelos alunos.
IV. Trabalhar em conjunto com o setor pedagógico da unidade acadêmica, aprimorando a abordagem didática e metodológica relativa a cada componente curricular.

Equipe

Juliana Cristina dos Santos de Andrade
Fernando Félix Amorim
Antonio Luiz Sant'ana
João Henrique Caminhas Ferreira
Maria Madalena F Caetano Poleto Oliveira

Portaria nº 140, de 25 de março de 2021.

  


Curso/Plataforma

Acesse tutoriais de tecnologias educacionais, materiais de apoio pedagógico e dicas de cursos e plataformas no curso disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem:

Link do Curso: https://ava.cefor.ifes.edu.br/course/view.php?id=5139
Usuários sem login: acessar como visitante.


Suporte Operacional

Dúvidas na utilização do Moodle e da plataforma de webconferência do Campus Vitória podem ser respondidas pelos seguintes canais:

I. Por e-mail: nte.vi@ifes.edu.br

II. Por whatsapp: (27) 99292-0948.


Suporte técnico

Problemas técnicos com integração dos diários do Acadêmico com o Moodle, erro de login e senha no acesso à Sala do Moodle e criação de salas avulsas do Moodle:

- Abrir um chamado via helpdesk https://suporte.ifes.edu.br/ti e selecionar a categoria: “Ifes > Campus Vitória > Núcleo de Tecnologias Educacionais".
 


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle do Ifes

1. Como acessar o AVA do Ifes pela primeira vez?
O AVA Moodle do Ifes pode ser acessado pelo endereço: https://ava.cefor.ifes.edu.br

O login (Identificação de usuário) é o número de matrícula.
A senha de primeiro acesso é Mud@r123 ou clique em "Perdeu a senha?" para conseguir cadastrar uma nova senha.

Vídeo: Como acessar o AVA pela primeira vez
Vídeo: Como acessar o AVA pela primeira vez pelo celular

2. Como alterar meu e-mail para conseguir acessar o AVA do Ifes?
Envie essa solicitação para o email cae.vi@ifes.edu.br, informando o seu nome completo, CPF e número de matricula.

3. Como acessar o AVA do Ifes pelo celular?
O aplicativo oficial da plataforma Moodle para Android e iOS é o Moodle Mobile. Este aplicativo está disponível no endereço: https://download.moodle.org/mobile
No momento do download será solicitado o endereço de acesso que é: https://ava.cefor.ifes.edu.br

Para saber mais, acesse o vídeo tutorial sobre o App Moodle Mobile - Como acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ifes [Libras] criado pelo Ifes Cefor.

4. Posso acessar o moodle sem internet?
Utilizando o aplicativo Moodle Mobile, você pode acessar as atividades de qualquer lugar, estando ou não conectado à Internet. Tudo o que você fizer offline no aplicativo será sincronizado automaticamente quando conectado.

Para que isso seja possível, é necessário inicialmente fazer o download dos materiais para posterior acesso offline. Para isso, quando estiver com acesso à Internet, clique em Painel, acessar o curso, clicar no ícone 3 pontinhos no canto superior direito e escolher a opção download do curso.

5. Dicas de como utilizar o AVA.
Acesse a playlist AVA Moodle - Alunos


Webconferência Big Blue Button (BBB) do Ifes

1. Como participar de uma webconferência via BBB?
O link para acessar a sala de webconferência será disponibilizado para você por meio de algum canal digital, como por exemplo, email, ambiente virtual de aprendizagem ou mesmo whatsapp.

1) Clique no link, ou copie o link e cole-o na barra de endereços do navegador de sua preferência.
2) Na página que será aberta digite o seu nome na caixa de texto, e clique em Participar.
3) Escolha como pretende participar da sala: se somente ouvindo, ou se utilizará o microfone.
É recomendável escolher a opção microfone, pois dessa forma o microfone ficará disponível e configurado caso queira utilizá-lo. É possível colocar o microfone no mudo, para que o seu áudio não seja ouvido na webconferência.
4) Se aparecer um alerta do navegador, solicitando permissão para utilizar o microfone, clique em “Permitir”.
5) Faça um teste de áudio e se estiver bom, clique em "Sim". Ou clique em "Não" e realize os ajustes.

2. Dicas de como utilizar o BBB.
Vídeo: Como utilizar a webconferência BigBlueButton pelo computador?
Vídeo: Como utilizar a webconferência BigBlueButton pelo celular?


Google GSuite e Microsoft Office 365 Educacional

1. Quem tem acesso ao GSuite e Office 365?
Por enquanto, somente estudantes de graduação e pós-graduação do Ifes. A ativação das contas para os demais estudantes e a utilização do serviço de e-mail serão realizadas em etapas futuras.

2. Que serviços do GSuite e Oficce 365 estão disponíveis?
Os serviços disponíveis do GSuite são Google Drive e Google Meet, enquanto no Office 365 estão disponíveis os serviços de Microsoft Teams, Word e Excel. Não está disponível a instalação do Office e o uso da ferramenta de e-mail.

3. Como se cadastrar para utilizar o GSuite e Office 365 com a conta estudantil do Ifes?
Para começar a utilizar, o estudante deverá fazer a autenticação no sistema inserindo o número da matrícula e a senha do sistema acadêmico - que posteriormente deverá ser alterada:

1) Acessar o endereço https://sistemas.ifes.edu.br/nuvem.
2) Realizar a autenticação no sistema (matrícula e senha do sistema acadêmico) e ler o termo de consentimento.
3) Estando de acordo com o termo de consentimento, clicar em aceitar.
4) Será informado o endereço de login (semelhante a nome.sobrenome@estudante.ifes.edu.br). Anotar o endereço de login.
5) Realizados os passos acima, clicar em sair e aguardar 10 minutos após o aceite do termo de consentimento.

Para confirmar o acesso à plataforma GSuite será necessária a troca da senha atual no Q-Acadêmico. Os passos são:

1) Acessar https://academico.ifes.edu.br.
2) Escolher a opção de "Recuperação de senha".
3) Realizar a troca da senha (a senha deve conter no mínimo 6 caracteres e ter a combinação de ao menos 3 das 4 opções possíveis, entre "Números", "Letras Maiúsculas", "Letras Minúsculas" e "Caracteres especiais”).
4) Após a troca da senha, aguarde 10 minutos novamente.


4. Como acessar o GSuite e Office 365 com a conta estudantil do Ifes?
Os endereços das plataformas são:
- Google GSuite: https://accounts.google.com
- Microsoft Office 365: https://login.microsoftonline.com

O acesso estará liberado por meio de login e senha, onde:
- Login é o e-mail (semelhante a nome.sobrenome@estudante.ifes.edu.br); e
- Senha (a mesma utilizada no sistema acadêmico).


Contato

Email: nte.vi@ifes.edu.br
Suporte do NTE: https://suporte.ifes.edu.br/ti
Whastapp: (27) 99292-0948

registrado em:
Fim do conteúdo da página