Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Biblioteca
Início do conteúdo da página

Biblioteca

Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2017, 17h40 | Última atualização em Quinta, 01 de Novembro de 2018, 11h52

Índice de Artigos

A missão da Biblioteca do Ifes – Campus Vitória é facilitar o acesso e a difusão dos recursos informacionais e colaborar nos processos de produção do conhecimento, a fim de contribuir para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração do Ifes.

A Biblioteca utiliza o Sistema Pergamum, que possibilita o intercâmbio de informações entre acervos das bibliotecas em nível internacional. O acesso e a consulta ao material catalogado são livres e abertos ao público em geral. O empréstimo domiciliar é restrito apenas à comunidade do Ifes. Para pesquisa do material informacional, o usuário dispõe de terminais de consulta localizados no 1º andar da Biblioteca. A consulta também pode ser feita via internet. O sistema de Biblioteca Pergamum também possibilita ao usuário a renovação e reserva de material informacional.

Bibliotecasvirtuais

 

 

 

 

 

 

 


Acervo

A Biblioteca conta com um acervo de aproximadamente 22150 títulos e 52460 exemplares e atende alunos, professores, pesquisadores e comunidade externa. Fazem parte do acervo os seguintes materiais informacionais: livros; revistas; fitas de vídeo; CD-ROMs; DVDs; Normas técnicas impressas e online; dentre outras fontes de informação de variadas áreas do conhecimento, com ênfase nos cursos ofertados no campus.

Para registro, descrição e recuperação dos materiais no catálogo informatizado utiliza-se os padrões e formatos nacionais e internacionais: Código de catalogação Anglo-americano (AACR2); Formato Marc 21; Classificação Decimal de Dewey (CDD); Lista de Autoridades da FGV, Biblioteca Nacional e LC (Biblioteca do Congresso Americano), que são integrantes da Rede Pergamum.


Por meio das bibliotecas virtuais é possível obter amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas. Algumas são de acesso exclusivo a comunidade acadêmica do Ifes, outras são de acesso público, veja abaixo e aproveite!

BIBLIOTECA VIRTUAL site 02

Biblioteca Virtual Pearson
A Biblioteca Virtual Universitária (BVU) é uma iniciativa pioneira de acervo de livros digital composto por milhares de títulos, que abordam mais de 40 áreas do conhecimento, tais como: administração, marketing, economia, direito, educação, filosofia, engenharia, computação, medicina, psicologia, entre outras.

Por meio de uma plataforma intuitiva e ágil, os usuários da BVU acessam mais de 4000 títulos de mais de 20 editoras parceiras: Pearson, Manole, Contexto, Intersaberes, Papirus, Casa do Psicólogo, Ática, Scipione, Companhia das Letras, Educs, Rideel, Jaypee Brothers, Aleph, Lexikon, Callis, Summus, Interciência, Vozes, Autêntica, Freitas Bastos e Oficina de Textos.
Por meio da Biblioteca Virtual da Pearson os usuários do Ifes poderão:

- Consultar o livro na íntegra de forma interativa;
- criar sua estante virtual para os seus livros favoritos;
- fazer observações e comentários nas páginas dos livros, através da ferramenta de Anotações;
- e muito mais,

Minha Biblioteca
A Minha Biblioteca é um consórcio formado pelas quatro principais editoras de livros acadêmicos do Brasil – Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva– que oferece às instituições de ensino superior uma plataforma prática e inovadora para acesso digital a um conteúdo técnico e científico de qualidade.

Através da Minha Biblioteca, os estudantes têm acesso rápido e fácil a milhares de títulos acadêmicos das principais publicações de áreas como direito, ciências sociais aplicadas, saúde, entre outras.

- Acesse a sala no Moodle contendo as plataformas Pearson e Minha Biblioteca

Obs.: Ao acessar a sala, o usuário terá acesso livre à Plataforma Pearson, porém a Plataforma Minha Biblioteca solicitará outro usuário e senha, visto que só os alunos dos cursos EaD, curso técnico e de Pós-Graduação presenciais terão acesso a esta plataforma.

Periódicos Capes
O Portal de Periódicos da Capes foi lançado em novembro de 2000 e é uma das maiores bibliotecas virtuais do mundo, reunindo conteúdo científico de alto nível disponível à comunidade acadêmico-científica brasileira. Oferecendo acesso a textos selecionados em mais de 37 mil publicações periódicas internacionais e nacionais e às mais renomadas publicações de resumos, cobrindo todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação científica e tecnológica de acesso gratuito na web. Acesse.

Biblioteca Domínio Público
Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal. Acesse.

Google Book
Site do Google para busca de livros na Internet. Pode ser acessadas partes de livros ou livros na íntegra, bem como referência, resumo e informações sobre a obra. Se o livro não for protegido por direitos autorais ou se a editora conceder permissão, ou for de domínio público, poderá ser visualizado um trecho do livro e, em alguns casos, o texto na íntegra. Acesse.

Biblioteca Digital MundialA Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo. Os principais objetivos da Biblioteca Digital Mundial são: - Promover a compreensão internacional e intercultural; - Expandir o volume e a variedade de conteúdo cultural na Internet; - Fornecer recursos para educadores, acadêmicos e o público em geral; - Desenvolver capacidades em instituições parceiras, a fim de reduzir a lacuna digital dentro dos e entre os países. Acesse.

The National Academies Press
Mais de 4 mil títulos disponibilizados, com texto integral, gratuitamente pela Academia Nacional de Ciências dos EUA. Acesse.

Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)
Reúne centenas de teses e dissertações de universidades de todo o País. É uma ferramenta útil para quem está fazendo a sua monografia e precisa de fontes acadêmicas. Acesse.

Biblioteca Digital e Sonora
Com acesso gratuito, mas exclusivo para pessoas com deficiência visual, reúne diversos materiais no formato digital para facilitar o acesso dessas pessoas aos conteúdos. Acesse.

Project Gutenberg
Reúne livros e documentos que estejam no domínio público de todo o mundo. Lá, é possível encontrar as obras originais de grandes nomes da literatura mundial. Acesse.

Public Library of Science
Artigos científicos do mundo todo. Acesse.

 

Fonte: Cefor


Sistema Pergamum 

 


Serviços

Acesso Wireless

Acesso à internet sem fio na Biblioteca.

Consulta ao acervo

O acervo é aberto ao público em geral para consultas e pesquisas. Para os usuários externos a consulta é apenas local, não podendo retirar a obra de dentro da Biblioteca.

Consulta local

Por meio dos terminais de consulta localizados na Biblioteca, o usuário anotará o número de chamada do material informacional desejado para a sua pesquisa. Através dele irá localizá-lo na estante. Em caso de dúvida na localização de itens procurados, o usuário deve recorrer ao profissional para orientá-lo.

Empréstimo domiciliar

Todos os alunos regularmente matriculados e servidores que possuem matricula ativa podem ser cadastrados no sistema de Biblioteca. Os estudantes precisam apresentar a carteira de identificação, e os servidores, documentos de identidade funcional.

a) Servidores e alunos de Pós-graduação, Especialização e Mestrado têm direito de tomar emprestado até 7 (sete) exemplares de materiais informacionais pelo prazo de:

Tipo de material | prazo (dias)
Livros: 21 dias
Monografias: 21 dias
CD:15 dias
DVD: 15 dias.

b) Alunos de Ensino Médio Integrado, Técnico, Graduação e Licenciatura têm direito a tomar emprestado até 5 (cinco) exemplares de materiais informacionais pelo prazo de:

Tipo de Material | Prazo (dias)
Livros de Literatura: 21 dias
Livro técnico/didático: 7 dias
Monografias: 7 dias
CD: 7 dias
DVD: 7 dias

Em caso de atraso na devolução do material, o usuário pagará uma multa de R$ 1,00 (um real) por dia útil para cada material informacional, conforme estabelecido pela Resolução 48/2016 do Conselho Superior. Em caso de extravio (perda) ou danos ao material informacional, o usuário deverá repor o material, observando o autor, título, data, edição igual ou mais atualizada.

Renovação

O empréstimo deverá ser renovado pelo Sistema Pergamum, desde que não haja pedido de reserva ou quando se tratar de materiais especiais como mapas, slides, fitas de vídeo, entre outros. O Pergamum aceita efetuar renovação(ões) da(s) obra(s) por 2 (duas) vezes. Na terceira vez, o usuário terá que devolvê-lo(s).

Reserva

As reservas devem ser feitas pelo Sistema Pergamum, desde que a(s) obra(s) desejada(s) não estejam disponíveis no acervo. A obra em reserva, quando do retorno à Biblioteca, estará disponível para o primeiro usuário da lista pelo prazo de 24 horas. Após este período, a obra será liberada automaticamente para o usuário seguinte ou ficará disponível no acervo.

Sala de tecnologias assistivas

Ambiente com recursos e serviços que contribuem para promover a funcionalidade, relacionada às atividades acadêmicas de pessoas portadoras de necessidades especiais, funcionando como apoio ao processo ensino-aprendizagem.

Sala de Pesquisa do Portal de Periódicos Capes

Sala equipada com 18 computadores para uso exclusivo nas pesquisas do Portal da Capes.

Laboratório de Informática (micródromo)

Sala com 20 computadores, com acesso à internet, para pesquisa e digitação de trabalhos acadêmicos à disposição dos alunos regularmente matriculados.

Catalogação na fonte

Elaboração gratuita da ficha catalográfica para livros e monografias acadêmicas editadas no Campus Vitória. A solicitação deve ser encaminhada para: monografiabcv@ifes.edu.br.

Coleção das Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) digital

Todos os usuários (alunos e servidores) têm direito de acessar as normas da ABNT digital, além das traduzidas e incorporadas por ela (ABNT-NBR-ISO, ABNT-NBR-IEC, ABNT-NBR-NM-ISO, ABNT-NM). Esse acesso, somente para leitura em tela, se dá por meio de qualquer computador da instituição. Para tanto é necessário que seja utilizado o navegador Mozilla e que o programa Java esteja atualizado.

 


Normas, guias e procedimentos

Multas

Na Biblioteca do Campus Vitória, em caso de atraso na devolução do material, o usuário pagará uma multa de R$ 1,00 (um real) por dia útil para cada material informacional, conforme estabelecido pela Resolução 48/2016 do Conselho Superior. o usuário pode acumular até R$ 5,00 (cinco reais) de multa. A partir desse valor, o usuário é automaticamente afastado no cadastro (não pode tomar material emprestado até regularizar a pendência da multa).

Passado o prazo previsto para devolução do material informacional emprestado, independente da categoria de usuário, a Biblioteca reserva-se ao direito de cobrá-lo do atraso do material (pagamento da multa), estando o mesmo, sujeito a inscrição em dívida ativa com a Fazenda Pública nos ditames da legislação federal cabível, inclusive com penhora de bens e impedimento para posse de cargo público.

A Guia de Recolhimento da União (GRU) deverá ser fornecida pelo servidor do setor de circulação de materiais ou pode ser gerada automaticamente no site do Tesouro Nacional (conforme orientação abaixo). A guia deve ser paga no Banco do Brasil. O pagamento NÃO poderá ser efetuado em caixa rápido e/ou agendamento.

Importante: cada biblioteca tem uma guia de recolhimento. Caso tenha gerado multa em outra biblioteca o usuário deverá solicitar a guia de recolhimento na que gerou a multa.

O usuário deve levar o comprovante de pagamento (GRU) da multa paga até o setor de circulação de materiais (empréstimo) da biblioteca que originou o débito, para que seja dada baixa na sua multa.

Seguem abaixo as instruções para preenchimento da guia de recolhimento da Biblioteca do Campus Vitória.

Clicar no link: http://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru_novosite/gru_simples.asp e preencher:

Unidade Gestora (UG): 158416
Gestão: 26406
Nome da Unidade: Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vitória
Código de Recolhimento: 28832-2
Número de Referência: 9
Competência (mm/aaaa): mês e ano do pagamento da GRU
Vencimento (dd/mm/aaaa): dia do pagamento da GRU
CNPJ ou CPF do Contribuinte: CPF
Nome do Contribuinte / Recolhedor: aluno/servidor
(=) Valor Principal: (*) CAMPO OBRIGATÓRIO
(=) Valor Total: (*) CAMPO OBRIGATÓRIO
Selecione uma opção de geração: Geração em PDF
Emitir GRU

Regulamento da Biblioteca do Campus Vitória 
Folder de Educação do Usuário


Infraestrutura


No térreo, funcionam a Coordenação da Biblioteca, guarda-volumes, setor de circulação de materiais, Setor de Processamento Técnico e Hemeroteca (periódicos e normas técnicas), Setor de Restauração, Sala de Memória, cabinas para monitoria, área para consulta e estudo, sala para Pesquisa do Portal Capes e sala de acesso à internet (micródromo). No primeiro andar estão o Setor de Referência (pesquisa), multimeios, cabinas para estudo em grupo, cabinas para estudo individuais, acervo de livros, área para consulta e estudo.

 


Horário de Funcionamento

A Biblioteca do Campus Vitória funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h30.


Contato

27 3331.2146 – Coordenação

27 3331.2236 – Setor de Circulação de Materiais

27 3331.2219 – Setor de Referência

27 3331.2172 – Setor de Processamento Técnico/Hemeroteca

biblioteca.vi@ifes.edu.br
monografiabcv@ifes.edu.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página