Página inicial > Notícias para o servidor > Fórum de Assistência Estudantil do Ifes divulga orientações aos professores

Fórum de Assistência Estudantil do Ifes divulga orientações aos professores

Publicado: Quarta, 10 de Junho de 2020, 17h02 | Última atualização em Quinta, 18 de Junho de 2020, 17h05

As orientações acontecem para o trabalho durante as APNPs.

O Fórum Interdisciplinar de Assistência Estudantil (Fiae) do Ifes divulga orientações aos professores para o trabalho durante as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs), que tiveram início no Campus Vitória no dia 27 de maio. As atividades acontecem em função da situação de excepcionalidade da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O objetivo das orientações é de preservar a saúde mental e física dos estudantes. Para isso, o fórum destaca que os docentes levem em consideração, dentre outros pontos, que o retorno das atividades seja com revisões de conteúdo, mapeando o desenvolvimento dos estudantes e adequando os planejamentos. Também é importante que os professores não retomem a disciplina com atividades avaliativas, cobranças de notas e rendimento, além de reconhecer que a atenção dos estudantes pode estar diminuída e que, em alguns casos, a realidade socioeconômica e familiar dos estudantes não os confere condições mínimas de infraestrutura (acesso à internet, computador, ambiente silencioso e mobiliário).

Durante a aproximação com os estudantes é possível que os docentes encontrem algumas situações que desejem compartilhar. O fórum orienta que relatos, episódios ou detalhes que demonstrem adoecimento psíquico ou dificuldades de lidar com a situação de pandemia, adoecimentos físicos, dificuldades financeiras, contaminação de estudantes e familiares pelo novo coronavírus e falecimento de familiares, seja por Covid-19 ou por outros motivos, sejam informados às equipes de Assistência Estudantil.

As equipes dos campi estão à disposição para ofertar informações e orientações adicionais, além de contribuir no planejamento das atividades. Confira o documento na íntegra e os e-mails das equipes (formato .pdf, tamanho 105KB)

O Fiae
O Fórum Interdisciplinar de Assistência Estudantil (Fiae) do Ifes, é um órgão de assessoramento de caráter especializado e consultivo, tendo como principal objetivo propor diretrizes e políticas para a assistência estudantil, acompanhando sua implementação, avaliando e propondo sua reformulação quando necessário. O Fiae possui caráter interdisciplinar e agrega profissionais que atuam na Assistência Estudantil dos campi do Ifes. Conheça mais no site do Ifes.