Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Trabalho de graduação do Campus Vitória obtém concessão de patente
Início do conteúdo da página

Trabalho de graduação do Campus Vitória obtém concessão de patente

Publicado: Sexta, 08 de Março de 2024, 18h18 | Última atualização em Segunda, 11 de Março de 2024, 10h46

Aluna da Engenharia Elétrica desenvolveu um produto educacional inédito.

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) concedeu uma patente por um trabalho de conclusão de curso desenvolvido no Ifes – Campus Vitória. Priscila Ribeiro, graduada em Engenharia Elétrica, desenvolveu um produto educacional inédito: um painel elétrico para ensino de inspeção termográfica. O trabalho foi orientado por Pablo Rodrigues Muniz e coorientado por Paulo Renato Avancini.

A inspeção por termografia infravermelha é uma das principais técnicas de manutenção no setor elétrico. É um procedimento que possibilita a identificação precoce de falhas sem qualquer interferência no sistema inspecionado.

Na termografia infravermelha, usa-se um termovisor para medir a temperatura de uma instalação elétrica ou componente mecânico. Esse instrumento é operado a distância, sem contato com o objeto examinado, e gera uma imagem térmica. Ou seja, a tela do aparelho mostra cores que representam quantidades de calor, podendo também gerar fotografias.

O ensino de inspeção termográfica é difícil porque precisa da observação de um sistema defeituoso, o que nem sempre é seguro ou viável. A inserção de defeitos numa instalação real energizada é contrarrecomendada.

O trabalho, então, consistiu na invenção de um equipamento didático para o ensino de inspeção termográfica. A autora criou um painel elétrico que simula diversos defeitos, inclusive com controle do professor. O desenvolvimento do protótipo teve a colaboração das coordenadorias de Engenharia e Manutenção (CEM) e de Mecânica.

O painel elétrico didático de termografia infravermelha permite o ensino prático, com segurança, em ambiente controlado e funciona com alimentação de baixíssima tensão. O Ifes agora prospecta fabricantes de produtos didáticos para disponibilizar o painel no mercado.

registrado em:
Fim do conteúdo da página