Você tem respirado bem?
Existe uma clara diferença entre saber respirar e respirar bem. Você tem respirado bem?
Imagem cortesia de Freepik
É evidente que todos nós respiramos para estarmos vivos. Começamos a respirar poucos segundos depois que nascemos e temos respirado todos os dias desde então. Mas existe uma clara diferença entre saber respirar e respirar bem. Você tem respirado bem?
E como respirar direito?
“Você respira durante o dia 22 mil vezes por dia. De quantas dessas respirações você tem consciência?”, indaga Danny Panman em “A arte de respirar”. O autor revela que, na verdade, respirar bem é simples, basta respirar de maneira mais livre e fazer isso conscientemente. É preciso estar consciente do seu próprio ritmo respiratória, sentindo o ar entrar e sair. Ao se concentrar no momento presente, sentindo seu próprio peso sob a superfície. Sinta o chão sob os pés e permita que a tensão nos músculos se dissipe à medida que você relaxa o corpo.
Emoções x Respiração
A respiração é ancorada pelos músculos intercostais, que ficam entre as costelas, pelos músculos abdominais e pelos grandes e principais músculos do diafragma. Ao lidar com emoções como estresse, tristeza ou ansiedade, o abdômen se tensiona impedindo o funcionamento dos músculos principais e sobrecarregando os músculos secundários, que não são projetados para receber tanta carga. Com isso, podem surgir dores de cabeça, no pescoço e nos ombros, cansaço, alterações no sono, no apetite e no comportamento.
Como a respiração pode te ajudar?
A respiração e emoções estão sempre conectadas, uma influência a outra. Por isso, quando estiver chateado, nervoso ou esgotado, veja se consegue começar a inspirar e expirar mais conscientemente. Penman compartilha em seu livro uma técnica acessível que pode nos ajudar a relaxar a qualquer hora, reduzir os batimentos cardíacos e os sintomas de ansiedade, melhorando nossa sensação de estar presente. Siga estes 3 passos:
1- Faça 5 segundos de uma respiração longa e profunda, lentamente.
2- Em seguida, segure o ar e faça uma pequena pausa antes de expirar.
3- Por último, solte o ar expirando por 7 segundos.
Este método de contagem serve como um guia. Ajuste a técnica ao ritmo da sua respiração conforme achar adequado. O importante é não esquecer de respirar, pois, como Jon Kabat-Zinn afirma: “Enquanto estiver respirando, existem mais coisas dando certo do que errado com você.”
Redes Sociais