Estratégias para o bem-estar no trabalho
Embora vida pessoal e trabalho ocupem esferas distintas em nossas vidas, o desequilíbrio entre eles causa sérios desdobramentos indissociáveis para a saúde mental.
Um estudo internacional descobriu que 43% dos profissionais no Brasil trabalham de nove a onze horas por dia, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT). O excesso de jornada de trabalho já é um fato para a população. No frenético ritmo do cotidiano, aproveitamos todas as 24 horas do dia para priorizar as tarefas mais primordiais, e cuidar da saúde pode não ser uma delas. Viver exclusivamente em prol da saúde pode ser, muitas vezes, contraproducente a esse modo de vida. Como encarar essa realidade?
O segredo está no equilíbrio
O médico Drauzio Varella afirma que “não dá para viver em função da saúde”. Aqui, o ponto não é negligenciar os cuidados com a saúde, mas permitir-nos integrar cuidados de saúde, que são essenciais, à nossa realidade, de uma forma adaptada que não impacte negativamente outras áreas da vida. Assim, podemos sustentar e organizar hábitos saudáveis no nosso cotidiano por mais tempo.
Embora vida pessoal e trabalho ocupem esferas distintas em nossas vidas, o desequilíbrio entre eles causa sérios desdobramentos indissociáveis para a saúde mental. “O equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é um conceito que se refere à capacidade de conciliar as demandas profissionais com as atividades pessoais e de lazer. É um aspecto fundamental da saúde mental, por contribuir para o bem-estar físico, emocional e social”, declara a enfermeira em Saúde Mental do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, Juliana Lemos Rabelo.
Dicas para harmonizar trabalho e vida pessoal
A especialista adverte que “o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é um desafio, mas é essencial para a saúde mental e o bem-estar geral”. Recentemente, uma matéria publicada pelo site GOV.BR divulgou dicas de cuidado com a saúde mental no ambiente de trabalho:
- “Estabelecer limites claros entre o trabalho e a vida pessoal: isso significa desligar o celular e o e-mail fora do expediente, reservar tempo para atividades pessoais e de lazer e dizer 'não' a tarefas que não são essenciais.
- Cuidar da saúde física e mental: praticar exercícios físicos regularmente, ter uma alimentação saudável, dormir o suficiente e buscar ajuda profissional, se necessário.
- Desenvolver habilidades de inteligência emocional: isso inclui aprender a lidar com o estresse, a frustração e as emoções negativas de forma saudável.”
Aqui vai um lembrete!
Você sabia que o seu cérebro consegue se concentrar por 90 minutos sem precisar de uma pausa? Em 90 minutos, o cérebro fica sobrecarregado e a concentração começa a cair; nessas horas, é ideal que façamos pausas para iniciar um novo ciclo. A escritora e psicóloga Corinne Sweet nos convida a realizar exercícios de relaxamento em um dia longo de trabalho que podem ser integrados neste momento:
- Reserve um momento do dia para alongar: sinta os braços, pernas, dedos das mãos e dos pés esticarem totalmente.
- Sente-se na cadeira e jogue a cabeça para um lado, depois para o outro.
- Olhe para o teto e depois para o chão. Sinta o pescoço alongar e sinta-se ficando mais alto.
- Agora, feche os olhos e descanse-os por alguns segundos.
- De olhos fechados, exercite o rosto e a boca abrindo-a bastante, como se fosse cantar ou morder uma maçã, e depois abra os olhos.
- Sente-se com a coluna ereta na cadeira e sinta-se centrado. Continue a trabalhar.
Redes Sociais