Cultura de Aprendizagem: um caminho para o bem-estar no trabalho
É possível continuar desenvolvendo novas habilidades em um ambiente de corporativo cotidiano?
A aprendizagem profissional é uma política pública promovida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Segundo o site do GOV, o ministério mantém o Cadastro Nacional de Aprendizagem Profissional desde 2005, com o objetivo de inserir jovens e adultos no mercado de trabalho, permitindo que as empresas formem mão de obra qualificada.
Mas e quanto aos processos de aprendizagem que enfrentamos diariamente em nossas funções na instituição onde trabalhamos? É possível continuar desenvolvendo novas habilidades em um ambiente de corporativo cotidiano? Incentivar uma cultura de aprendizagem é essencial para continuar evoluindo em um ambiente profissional.
Cultura organizacional e aprendizagem: como se influenciam?
As teóricas e professoras Cynthia Fiol e Marjorie Lyles identificaram diversos fatores que impactam a probabilidade de aprendizagem nas organizações, incluindo cultura, estratégia, estrutura e ambiente. A relação entre cultura e aprendizagem é circular. A cultura influencia o processo de aprendizagem, criando um ambiente que favorece o desenvolvimento contínuo. Por outro lado, as experiências de aprendizagem dos colaboradores também moldam essa cultura.
Portanto, instituir numa organização uma cultura de aprendizagem no trabalho pode promover e facilitar o crescimento profissional, possibilitando a atualização constante de saberes e garantindo a comunicação em equipe de forma produtiva.
O que é a cultura de aprendizagem?
A cultura de aprendizagem é um conjunto de crenças, valores, atitudes e comportamentos compartilhados dentro de uma organização que incentivam um objetivo fundamental: a aprendizagem contínua. Essa cultura é marcada por valores comuns e caracteriza-se pela valorização da experimentação, disposição para aprender com os erros, e promoção de um ambiente colaborativo e aberto.
Essa prática se baseia em aquisição, distribuição e partilha de conhecimentos, incentivando os colaboradores a desenvolverem novas habilidades e a aplicarem o que aprendem em suas atividades diárias, seja dentro ou fora da esfera organizacional. A cultura de aprendizagem pode ser revolucionária se acontecer de forma contínua, além de gerar mais satisfação pois ela impulsiona a melhoria pessoal e coletiva.
De que forma a aprendizagem pode proporcionar mais bem-estar no trabalho?
Ambientes que incentivam a aprendizagem contínua geram maior satisfação e motivação e podem elevar a autoestima dos colaboradores ao desenvolver suas habilidades. Através da cultura de aprendizagem é possível dar sentido a criatividade dos colaboradores realizando inovações a partir das ideias compartilhadas, trazendo mais sensação de pertencimento. A troca de conhecimentos fortalece relações interpessoais, criando um senso de comunidade e diminuindo atritos e o estresse da sobrecarga.
Segundo Sideise Bernardes, psicóloga e especialista em desenvolvimento profissional “O aprendizado no trabalho não se resume a adquirir novas habilidades. Ele é o caminho para o crescimento profissional e também para promover equilíbrio e bem-estar no ambiente de trabalho”
Isso ocorre porque a aprendizagem constante não apenas desenvolve competências, mas também fortalece vínculos de confiança e crescimento mutuo dentro das equipes, Sideise continua “Quando a equipe aprende e evolui junto, todos se beneficiam! Desenvolver habilidades sociais é fundamental para trocar conhecimentos e crescer junto com a equipe.”
Dicas para aprimorar o seu aprendizado no trabalho
Não tenha medo de compartilhar suas ideias: Seja em conversas formais ou não, sua contribuição é valiosa. Ao expressar suas opiniões, você enriquece as discussões e incentiva a inovação.
Inicie com pequenas conversas: Compartilhe suas experiências e aprendizados com os colegas. Isso cria um ambiente mais leve e engajado a ouvir, falar e aprender com o outro de forma aberta.
Participe de projetos que se alinhem aos seus objetivos e valores. Assim você troca conhecimentos acumulados, ganha um espirito mais inventivo e pode aumentar seu engajamento no trabalho.
Busque feedback regularmente: Solicitar retornos sobre seu desempenho ajuda a identificar áreas de melhoria e podem motivar essa melhoria.
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