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Orientações para abertura de processos de contratação

Publicado: Sexta, 29 de Setembro de 2023, 12h43 | Última atualização em Quarta, 31 de Janeiro de 2024, 11h37

As contratações públicas são regidas por diversas legislações que impõem certos ritos, documentos e informações obrigatórias para assegurar o bom planejamento de aquisições, a racionalidade no uso dos recursos públicos, o detalhamento do que se deseja adquirir para evitar que as aquisições se frustrem, dentre outros aspectos.

Todos os agentes envolvidos neste processo, desde o solicitante da demanda, setor de licitações e compras e até a alta gestão da instituição, possuem papéis e responsabilidades ao longo da cadeia.
É importante frisar que as diversas demandas existentes na instituição devem ser pleiteadas com tempo hábil para serem contratadas/adquiridas.
O objetivo, então, desta seção é auxiliá-lo a instruir seus processos de compras sem grandes complicações. Abaixo está detalhado o fluxo do processo e os documentos necessários para viabilizar contratações diversas. Além disso, ao final deste artigo, você encontrará modelos atualizados dos documentos aqui citados.

Quando for operacionalizar o processo no Sipac:

1. Utilize a opção “Abrir processo”.
2. Escolha o código Conarq (Assunto do Processo) com cuidado. Na dúvida, entre em contato com a Coordenadoria de Arquivos (arquivo.vi@ifes.edu.br).
3. Atente-se para quem é o interessado no processo. O Interessado num processo de contratação não é o servidor, mas a unidade/setor interessado na contratação.
3. Use a opção “Escrever Documento” para incluir documentos produzidos pelos servidores demandantes (DFD, ETP, Mapa de Riscos, Termo de Referência, despachos etc).
4. Use a opção “Anexar Documento Digital” apenas para incluir documentos obtidos junto a terceiros (propostas, e-mails, cartas de exclusividade etc).

Principais códigos Conarq (para inserir no Sipac no campo “Assunto do Processo”)

031.12

aquisição de material de consumo

062.11

aquisição de material bibliográfico

031.11

aquisição de material permanente

018

contratação de serviços em geral

034

contratação de serviços relacionados à gestão de materiais

 

Como instruir o processo de contratação?

1 - Documento de Formalização de Demanda (DFD)

Preenchido pela unidade requisitante, o DFD é o documento que dá início a um processo de contratação de produtos ou serviços. O objetivo do DFD é apresentar um problema existente que requer que alguma solução seja contratada.
O DFD deve ser preenchido pela unidade requisitante. Após inserido o DFD, o processo deve ser encaminhado ao Gabinete do Diretor-Geral para designar a Equipe de Planejamento da Contratação. É essa equipe quem elaborará os documentos seguintes relativos ao estudo da demanda.

2 - Estudo Técnico Preliminar (ETP)

Após identificada a demanda e apresentada à autoridade competente, inicia-se a fase de planejamento da demanda que gerará os artefatos ETP e Mapa de Gerenciamento de Riscos. O ETP está regido pela Instrução Normativa Nº 58, de 22 de maio de 2022 e tem por objetivo demonstrar a real necessidade da contratação, analisar as opções possíveis para sanar o problema apontado no DFD, analisar a viabilidade técnica de implementar a solução escolhida, bem como dar as diretrizes para a elaboração do Termo de Referência ou Projeto Básico.

Exemplificando

O campus possui a necessidade de instalar um sistema de alarme de incêndio. No ETP, a equipe ou o solicitante analisarão as opções viáveis para ter o sistema de alarme, seja, por exemplo, realizando projeto interno com servidores da área e comprando as peças através de licitação para implementação e execução com a equipe terceirizada interna OU contratando empresa especializada para desenvolver o projeto e executá-lo OU contratando empresa especializada para desenvolver o projeto em que a execução seja feita internamente. Em suma, o objetivo deste exemplo meramente hipotético é demonstrar a função do ETP.

3 - Mapa de Gerenciamento de Riscos

O Mapa de Gerenciamento de Riscos deve conter a identificação e a análise dos principais riscos, consistindo na compreensão da natureza e determinação do nível de risco, que corresponde à combinação do impacto e de suas probabilidades que possam comprometer a efetividade da contratação, bem como o alcance dos resultados pretendidos. Para cada risco identificado, define-se: a probabilidade de ocorrência dos eventos, os possíveis danos e impacto caso o risco ocorra, possíveis ações preventivas e de contingência (respostas aos riscos), a identificação de responsáveis pelas ações, bem como o registro e o acompanhamento das ações de tratamento dos riscos.

4 - Pesquisa de Preços

A pesquisa de preços seguirá as orientações contidas na Instrução Normativa 65/2021 e deve ser realizada mediante a utilização dos seguintes parâmetros, empregados de forma combinada ou não:

I- Sistemas Oficiais do Governo

(gov.br/paineldeprecos);

- observado o índice de atualização de preços correspondente;

II- Contratações similares feitas pela Administração Pública

- em execução ou concluídas no período de 1 (um) ano anterior à data da pesquisa de preços, inclusive mediante sistema de registro de preços, observado o índice de atualização de preços correspondente ;

III- Dados de pesquisa publicada em mídia especializada, de tabela de referência formalmente aprovada pelo Poder Executivo federal e de sítios eletrônicos especializados ou de domínio amplo

- desde que atualizados no momento da pesquisa e compreendidos no intervalo de até 6 (seis) meses de antecedência da data de divulgação do edital, contendo a data e a hora de acesso ;

IV- pesquisa direta com, no mínimo, 3 (três) fornecedores, mediante solicitação formal de cotação, por meio de ofício ou e-mail

- desde que tenham sido obtidos os orçamentos com mais de 6 (seis) meses de antecedência da data de divulgação do edital .

V- Pesquisa na base nacional de notas fiscais eletrônicas

- desde que a data das notas fiscais esteja compreendida no período de até 1 (um) ano anterior à data de divulgação do edital, conforme disposto no Caderno de Logística, elaborado pela Secretaria de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.

→ Atenção: Para que a pesquisa de preços seja válida é importante inserir todos os arquivos obtidos nessa fase no processo eletrônico, tais como relatórios, e-mails enviados, respostas obtidas, orçamentos, comunicações diversas, dentre outros.

5 - Termo de Referência (TR) ou Projeto Básico

Após definida a solução a ser contratada, faz-se necessário especificar os detalhes, regras de entrega, pagamento e muitas outras. Essas definições estarão no Termo de Referência/Projeto Básico, que deve possuir clareza suficiente para que os interessados conheçam todas as regras referentes àquela contratação.

O Ifes segue os modelos de Termo de Referência disponibilizados pela Advocacia-Geral da União. Ao final desta seção, disponibilizamos os modelos mais comuns e de forma resumida, mas na página da AGU há modelos específicos para diferentes casos.

6 - Outros documentos para situações específicas

Documento

Quando usar:

 Carta de Exclusividade

Quando for fornecedor exclusivo de algum material ou serviço. Anexar ao processo a carta de exclusividade. 

 Currículo/Release

Em caso de contratação de profissional de setor artístico (desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública).

 Informação do número de patrimônio e localização física do bem

Quando se tratar de manutenção de equipamento.

 

Modelos

Documento para Formalização de Demandas
Modelo de Estudo Técnico Preliminar
Modelo de Mapa de Riscos
Modelo de Termo de Referência - compras
Modelo de Termo de Referência - serviços comuns não continuados

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