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Sobre o Campus

Publicado: Quinta, 11 de Fevereiro de 2016, 07h56 | Última atualização em Terça, 23 de Janeiro de 2024, 10h27

Índice de Artigos

O Ifes – Campus Vitória é referência em educação na sociedade capixaba. Oferece 16 cursos técnicos, sete graduações, três especializações e cinco mestrados.

Com mais de quatro mil alunos, a preparação para o mercado de trabalho é apenas uma das funções da instituição. Os alunos do campus podem participar de programas e atividades extracurriculares que possibilitam um aprendizado mais amplo e integrado e desenvolvem outras habilidades.

Os conhecimentos adquiridos em sala de aula podem ser aprofundados por meio da participação em monitorias e grupos de estudos supervisionados por professores; a participação política pode ser exercida nos centros acadêmicos dos cursos superiores e junto ao Grêmio Rui Barbosa; a prática de atividades físicas é possível por meio da participação em diferentes equipes e treinamentos esportivos; a formação musical é outro trabalho já consolidado no campus, por meio do Coral Maria Penedo, da Orquestra Pop&Jazz e da Oficina de Música, que oferecem cursos de musicalização, teoria musical, harmonização e improvisação; e o Cineclube Tio Anísio é um projeto cultural que aproxima os estudantes da sétima arte.

O Campus Vitória também é destaque em competições e olimpíadas estudantis, além de exames nacionais, como o Enem.

Essas ações demonstram a busca e a conquista da Missão do Ifes, que é promover educação profissional pública de excelência, integrando ensino, pesquisa e extensão, para a construção de uma sociedade democrática, justa e sustentável.


História do Campus 

O Ifes – Campus Vitória foi criado em 23 de setembro de 1909, como Escola de Aprendizes Artífices do Espírito Santo, no governo do presidente Nilo Peçanha, e regulamentado pelo Decreto nº 9.070, de 25 de outubro de 1910. O propósito da instituição era formar profissionais artesãos, voltados para o trabalho manual com ensino para a vida.

A partir de 1937, a instituição – então denominada Liceu Industrial de Vitória – passou a formar profissionais voltados para a produção em série, porém com características artesanais.
Em 25 de fevereiro de 1942, o Liceu Industrial foi transformado em Escola Técnica de Vitória e, em 11 de dezembro de 1942, foi inaugurado o prédio onde funciona até hoje. À época contava com internato e externato, oficinas e salas de aula para atender aos cursos de artes de couro, alfaiataria, marcenaria, serralheria, mecânica de máquinas, tipografia e encadernação.

Em 3 de setembro de 1965, passou a ser denominada Escola Técnica Federal do Estado do Espírito Santo (Etfes), baseada num modelo empresarial.

A Escola Técnica passou a ser um Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), a partir de março de 1999, o que possibilitou novas formas de atuação e um novo paradigma de instituição pública profissionalizante.
Em 2004, o Cefetes passou a ser uma Instituição de Ensino Superior, com os decretos nº 5.224 e nº 5.225, hoje substituído pelo decreto nº 5.773.

Em dezembro de 2008, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei nº 11.892, que criou 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no país. A partir dessa data, a sede do Cefetes, em Jucutuquara, tornou-se o Ifes – Campus Vitória e outra estrutura foi implantada para a Reitoria do Instituto Federal do Espírito Santo, que conta com 22 campi e mais o Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Ifes (Cefor). 


Organograma

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Estrutura organizacional

I. Órgãos colegiados:
a) Conselho de Gestão do campus (CGC);
b) Conselho de Ética e Disciplina do Corpo Discente (CEDD);
c) Colegiado de Curso (COC);
d) Comissão Setorial de Progressão de Pessoal Docente (CSPPD).

II. Órgãos de Controle:
a) Auditoria Interna (AUDIN);
b) Comissão Setorial de Avaliação Institucional (CSAI).

III. Órgãos executivos:
1. Diretoria-geral (DG):
1.1 Gabinete da Diretoria-geral (GABDG);
1.1.2 Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos (CCSE);
1.1.3 Coordenadoria Geral de Gestão de Pessoas (CGGP);
1.1.3.1 Coordenadoria de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas (CSP);
1.1.3.2 Coordenadoria de Cadastro e Benefícios de Pessoas (CCB);
1.1.3.3 Coordenadoria de Pagamento de Pessoas (CPG);
1.1.4 Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI);

2. Diretoria de Administração e Planejamento (DIAPL):
2.1 Coordenadoria Geral de Administração, Orçamento e Finanças (CGAO);
2.1.1 Coordenadoria de Protocolo e Arquivos (CPR);
2.1.2 Coordenadoria de Execução Orçamentária e Financeira (CEF);
2.1.3 Coordenadoria de Contabilidade (CCO);
2.1.4 Coordenadoria de Gestão de Contratos (CGC);
2.1.5 Coordenadoria de Licitações e Compras (CLC);
2.1.6 Coordenadoria de Serviços Auxiliares e Transportes (CAT);
2.1.7 Coordenadoria de Engenharia e Manutenção (CEM);
2.1.7.1 Obras e Manutenção (OBM);
2.1.8 Coordenadoria de Patrimônio, Materiais e Suprimentos (CPS) (os campi do Ifes, de acordo com as necessidades, poderão desmembrar a unidade organizacional em Coordenadoria de Patrimônio - CPM - e Coordenadoria de Materiais e Suprimentos – CMS).
2.2 Coordenadoria Geral de Gestão de Campo – CGGC
2.2.1 Mecanização Rural (MR);
2.2.2 Aquicultura(AQ);
2.2.3 Cooperativa(CP)
2.2.4 Coordenadoria de Agricultura (CGR);
2.2.4.1 Olericulturas (OL);
2.2.4.2 Culturas Anuais (CA);
2.2.4.3 Culturas Perenes (CP);
2.2.4.4 Viveiros (VV);
2.2.5 Coordenadoria de Zootecnia (CZO);
2.2.5.1 Animais de Pequeno Porte (AP);
2.2.5.2 Animais de Médio Porte (AM);
2.2.5.3 Animais de Grande Porte (AG);
2.2.6 Coordenadoria de Agroindústria (CIN);
2.2.6.1 Carnes (CN);
2.2.6.2 Laticínios (LT);
2.2.6.3 Vegetais(VG).

3. Diretoria de Ensino (Diren):
3.1 Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne);
3.2 Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi);
3.3 Núcleo de Apoio (Nuap);
3.4 Coordenadoria Geral de Ensino (CGEN);
3.4.1 Coordenadoria de Planejamento Acadêmico (CAD);
3.4.2 Coordenadoria de Formação Geral (CFG);
3.4.3 Coordenadorias de Curso (COC);
3.4.4 Coordenadoria de Gestão Pedagógica (CGP);
3.4.5 Coordenadoria de Registros Acadêmicos (os campi do Ifes, de acordo com as necessidades, poderão desmembrar a unidade organizacional em Protocolo Acadêmico, Coordenadoria de Registros Acadêmicos da Educação Superior e Coordenadoria de Registros Acadêmicos da Educação Básica – CRA, PAC, CRS e CRB).
3.5 Coordenadoria Geral de Assistência à Comunidade (CGAC):
3.5.1 Coordenadoria de Apoio ao Ensino (CAE);
3.5.2 Coordenadoria de Biblioteca (CBI);
3.5.3 Coordenadoria de Recursos Didáticos (CRD);
3.5.4 Coordenadoria de Atendimento Multidisciplinar (CAM);
3.5.5 Coordenadoria de Alimentação e Nutrição (CAN);
3.5.6 Coordenadoria de Internato (CIN);
3.5.7 Coordenadoria Ambulatorial (CAB).

4. Diretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão – a DPPGE (os campi do Ifes, de acordo com as necessidades, poderão desmembrar a unidade organizacional em Diretoria de Pesquisa e PósGraduação e Diretoria de Extensão – DIPPGR e Direx):
4.1 Polo/Núcleo de Educação Ambiental (NEA);
4.2 Núcleo de Arte e Cultura (NAC);
4.3 Núcleo de Promoção da Cidadania (NPC);
4.4 Coordenadoria de Pesquisa (CPQ);
4.5 Coordenadoria de Cursos e Programas de Pós-Graduação (CPG);
4.6 Coordenadoria de Laboratórios (CLB);
4.7 Coordenadoria Geral de Extensão (CEX);
4.7.1 Coordenadoria de Relações Institucionais e Extensão Comunitária (REC);
4.7.2 Coordenadoria de Extensão Tecnológica;
4.7.2.1 Núcleo de Incubação de Empreendimentos (INC);
4.7.2.2 Núcleo de Inovação e Propriedade Intelectual (NIT);
4.7.2.3 Núcleo de Serviços Tecnológicos (NSP).


 Mapa Estratégico

 O mapa estratégico a seguir é resultante do Planejamento Estratégico do Ifes para o período de 2014 a 2018 e guia as atividades da Instituição.

mapa estrategico ifes

 


Confira todas as competências do Campus Vitória no Regimento Interno dos campi do Ifes.

Diretoria-geral

A Diretoria-geral do campus é o órgão executivo da administração geral do Ifes a quem cabe a supervisão dos programas de Ensino, Pesquisa e Extensão e a Gestão das atividades administrativas desenvolvidas no respectivo campus.

Gabinete da Diretoria-geral

O Gabinete da Diretoria-geral tem por finalidade prestar assistência técnico-administrativa à Diretoria-geral competindo-lhe:

I. articular as relações da Diretoria-geral com as demais autoridades da Instituição, bem como com as representações sindicais, estudantis e a sociedade em geral;
II. planejar, organizar e supervisionar as coordenadorias vinculadas ao Gabinete da Diretoria-geral;
III. receber documentação, diligenciando os encaminhamentos necessários e/ou preparando-a para despacho;
IV. revisar e controlar a guarda e a distribuição de documentação e correspondência postal e eletrônica no âmbito do gabinete;
V. coordenar o fluxo de informações entre o campus e a Reitoria;
VI. organizar a agenda do Diretor-geral;
VII. preparar a pauta das reuniões da Diretoria-geral, providenciando o material de apoio necessário às reuniões;
VIII. encaminhar requisição de diárias e passagens;
IX. revisar e encaminhar os atos administrativos e normativos do campus à publicação, supervisionando os encaminhamentos;
X. secretariar o Conselho de Gestão do Campus;
XI. dar publicidade às atas das reuniões do Conselho de Gestão do Campus; e
XII. dar publicidade aos instrumentos normativos (Estatuto, Regimentos, Regulamentos, Portarias, Resoluções, entre outros) do Ifes e do campus.

Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos

A Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos tem como finalidade assessorar os diversos setores do campus nas atividades de comunicação social, relações públicas e eventos, bem como sugerir e implementar propostas de trabalho na sua área de atuação, competindo-lhe:

I. promover a permanente divulgação das ações institucionais por meio das variadas formas de mídia, visando à consolidação da imagem institucional perante a sociedade e o mundo do trabalho;
II. atuar junto à imprensa e atendê-la no que diz respeito, respectivamente, às articulações para divulgação de ações/atividades e às demandas dos profissionais da mídia no âmbito do campus;
III. buscar a padronização de procedimentos e serviços, no âmbito institucional, com vistas a imprimir qualidade e nivelamento das ações de comunicação;
IV. editorar as publicações produzidas de acordo com a Política de Comunicação Social do Ifes e executar a assessoria de imprensa do campus;
V. elaborar informativos sobre os temas internos e, em conjunto com os demais setores no campus, o seu calendário cultural;
VI. manter atualizado o sítio Web principal do campus, bem como supervisionar e assessorar, juntamente com a Assessoria de Comunicação Social do Ifes, os demais sítios Web do campus junto aos seus responsáveis;
VII. estabelecer critérios de afixação e controle de cartazes, faixas, murais e outras formas de divulgação no interior do campus;
VIII. planejar, organizar e divulgar os eventos do campus, bem como preparar a infraestrutura necessária para a realização destes, em conjunto com os demais setores;
IX. responsabilizar-se pelo cerimonial dos eventos do campus;
X. auxiliar na preservação da memória e da história do campus;
XI. responsabilizar-se pelo gerenciamento dos perfis institucionais do campus em redes sociais; e
XII. zelar pelo cumprimento das políticas e normas constantes da Política de Comunicação Social do Ifes.

Coordenadoria Geral de Gestão de Pessoas

A Coordenadoria Geral de Gestão de Pessoas do campus, diretamente subordinada à Diretoria de Gestão de Pessoas da Reitoria, é o órgão responsável por planejar, coordenar, dirigir e supervisionar a execução de atividades relacionadas a políticas de recursos humanos, compreendidas as de administração de pessoal, desenvolvimento de recursos humanos, recrutamento, seleção de pessoal e benefícios, segundo a legislação em vigor.

Coordenadoria de Tecnologia da Informação

A Coordenadoria de Tecnologia da Informação tem por competências:

I. planejar, coordenar e executar políticas e ações na área de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, em consonância com as diretrizes, normas e políticas da Reitoria e da Direção-geral do campus;
II. zelar pelo cumprimento de políticas, procedimentos e normas Institucionais de Tecnologia da Informação e Telecomunicações;
III. prestar suporte técnico aos setores e usuários dos recursos de Tecnologia da Informação e Telecomunicações;
IV. instalar, configurar, manutenir e modificar equipamentos, serviços e infraestrutura de Tecnologia da Informação e Telecomunicações;
V. prover e modernizar, conforme demanda, infraestrutura, equipamentos, programas e serviços na área de Tecnologia da Informação e Telecomunicações;
VI. supervisionar as atividades de terceiros relacionadas à Tecnologia de Informação e Telecomunicações;
VII. estruturar processos, atividades e documentações de Tecnologia da Informação e das Telecomunicações no âmbito do campus; e
VIII. propor alterações na sua forma de atuação com vistas à melhoria contínua dos serviços prestados.

Diretoria de Administração e Planejamento

A Diretoria de Administração e Planejamento é o órgão de planejamento, execução e avaliação das ações de administração, planejamento, infraestrutura, gestão orçamentária, financeira, contábil e patrimonial desenvolvidas no âmbito do campus, competindo-lhe:

I. planejar e supervisionar, em consonância com o projeto de desenvolvimento institucional, as diretrizes e a proposta orçamentária do campus em função dos planos, projetos e programas governamentais;
II. coordenar e orientar as atividades de orçamento e modernização institucional, bem como gerir as atividades de administração financeira e contábil;
III. propor ao Diretor-geral a alocação de recursos financeiros, materiais e humanos para cumprimento dos objetivos do campus;
IV. supervisionar o uso e a conservação dos recursos alocados no campus, bem como acompanhar a execução das ações das coordenadorias associadas;
V. fornecer informações para a prestação de contas da execução orçamentária e financeira de programas, projetos e convênios;
VI. coordenar a elaboração de projetos que visem a melhoria das instalações considerando, prioritariamente, a política educacional e administrativa determinada pelo Ifes;
VII. acompanhar e avaliar a execução das atividades de obras de reforma, reparo e manutenção das instalações prediais e dos equipamentos e mobiliários;
VIII. elaborar planos de trabalho para captação de recursos, visando ao atendimento de projetos estruturais específicos do campus;
IX. elaborar o relatório anual de prestação de contas do campus; e
X. representar o campus nos foros específicos da área, quando se fizer necessário.

Diretoria de Ensino

A Diretoria de Ensino é o órgão de planejamento, execução e avaliação das ações de ensino desenvolvidas no âmbito do campus, competindo-lhe:

I. dirigir, orientar e supervisionar as atividades administrativas e pedagógicas relativas à concepção, à elaboração, à organização, ao planejamento, à execução, à avaliação, à reformulação e à extinção de cursos regulares e componentes curriculares ofertados no campus;
II. dirigir, orientar e supervisionar as atividades administrativas e pedagógicas relativas à vida acadêmica dos discentes matriculados no campus;
III. propor, considerando o planejamento da instituição, as diretrizes e propostas de oferta de vagas em cursos regulares do campus, a serem submetidas pelo Diretor-geral à Pró-reitora de Ensino;
IV. dirigir e supervisionar, no âmbito de sua competência, a execução do Plano de Desenvolvimento Institucional, do Projeto Pedagógico Institucional e do Programa de Avaliação Institucional;
V. promover e apoiar a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão;
VI. examinar processos, planos e projetos de natureza administrativa e técnico-pedagógica, fornecendo pareceres e informações;
VII. propor instrumentos que visem acompanhar o andamento dos cursos com relação à atualização, à evasão de alunos e à eficiência do curso; e
VIII. assegurar que sejam respeitados os Regulamentos de Organização Didática vigentes dos diferentes níveis de ensino.

Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação

A Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação é o órgão de planejamento, execução e avaliação das ações de pós-graduação, bem como de pesquisa, desenvolvidas no âmbito do campus, competindo-lhe:
I. planejar e orientar a política de pesquisa e pós-graduação do campus, em consonância com as diretrizes gerais do Ifes e alinhadas às demandas locais e regionais da comunidade e do setor produtivo, levando em consideração as características do campus;
II. incentivar o desenvolvimento de projetos científicos e tecnológicos;
III. elaborar, acompanhar, supervisionar e avaliar, no âmbito de sua competência, com apoio da CGAO, os termos de cooperação técnica, convênios e contratos de parcerias ou instrumentos similares, com outras instituições, bem como aqueles de fomento à pesquisa;
IV. dinamizar a articulação entre as atividades de ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão;
V. incentivar e acompanhar a participação de pesquisadores do campus em programas de pesquisa e pós-graduação envolvendo intercâmbio e/ou cooperação técnica entre instituições congêneres;
VI. manter relações de intercâmbio com as instituições responsáveis pelas políticas de fomento à pesquisa e à pós-graduação para captação de recursos nas áreas de ciência e tecnologia e para formação de recursos humanos do campus;
VII. promover e supervisionar a divulgação, junto às comunidades interna e externa, dos resultados obtidos nos projetos de pesquisa e pós-graduação;
VIII. Emitir declaração de participação para professores, palestrantes e pesquisadores em eventos de natureza de pesquisa

Diretoria de Extensão

A Diretoria de Extensão é o órgão de planejamento, execução e avaliação das ações de inovação e extensão desenvolvidas no âmbito do campus, competindo-lhe:
I. planejar e orientar a política de extensão e inovação do campus, em consonância com as diretrizes gerais do Ifes e alinhadas às demandas locais e regionais da comunidade e do setor produtivo, levando em consideração as características do campus;
II. incentivar o desenvolvimento de projetos científicos, tecnológicos, sociais, culturais, artísticos e esportivos, de cursos de formação inicial e continuada, de ações de extensão, de programas de estágio/emprego, de programas de acompanhamento de egressos e de apoio à realização de visitas técnicas, bem como de projetos de empreendedorismo;
III. elaborar, acompanhar, supervisionar e avaliar, no âmbito de sua competência, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão, os termos de cooperação técnica, convênios e contratos de parcerias ou instrumentos similares, com outras instituições, bem como aqueles de fomento à extensão e à inovação;
IV. elaborar e acompanhar as políticas de orientação, encaminhamento, acompanhamento para realização de estágio junto às empresas e demais unidades concedentes;
V. dinamizar a articulação entre as atividades de ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão;
VI. incentivar e acompanhar a participação de pesquisadores do campus em programas de extensão e inovação envolvendo intercâmbio e/ou cooperação técnica entre instituições congêneres;
VII. manter relações de intercâmbio com as instituições responsáveis pelas políticas de fomento à extensão e à inovação para captação de recursos nas áreas de ciência, tecnologia e inovação e para formação de recursos humanos do campus;
VIII. promover e supervisionar a divulgação, junto às comunidades interna e externa, dos resultados obtidos nos projetos de extensão e inovação;
IX. orientar a elaboração e a implantação de programas e projetos de extensão, sociais, culturais, artísticos e esportivos, formação inicial e continuada e eventos, mantendo os colaboradores informados quanto às possibilidades de financiamento e de interação com a comunidade; e
X. Emitir declaração de participação para professores, palestrantes e pesquisadores em eventos de natureza de e extensão.


Diretoria-Geral (DG)
Hudson Luiz Côgo
(27) 3331-2110 
gabinete.vi@ifes.edu.br

Gabinete da Diretoria-Geral (GABDG)
Simone Oliveira Thompson de Vasconcelos 
(27) 3331-2110 
gabinete.vi@ifes.edu.br
 
Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos (CCSE)
Flávia Freitas Valiate da Silva
(27) 3331-2240 | 2251
cso.vitoria@ifes.edu.br

Coordenadoria Geral de Gestão de Pessoas (CGGP)
Kátia Cristina Cabral Monteiro Galvão
(27) 3331-2120
cggp.vit@ifes.edu.br

Coordenadoria de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas (CSDP)
Nilzete Fabri Rodrigues de Assis
(27) 3331-2258
csdp.vit@ifes.edu.br

Coordenadoria de Cadastro e Benefícios de Pessoas (CCB)
Solange Rosa da Silva
(27) 3331-2205
ccb.vi@ifes.edu.br
 
Coordenadoria de Pagamento de Pessoas (CPG)
Jean Aldo Rosa Neves
(27) 3331-2121
cpg.vi@ifes.edu.br
 
Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI)
João Gomes da Silveira
(27) 3331-2243 | 2233
ctisuporte.vi@ifes.edu.br
 
Diretoria de Administração e Planejamento (DIAPL)
Roseni da Costa Silva Pratti
(27) 3331-2127
diapl.vi@ifes.edu.br 

Coordenadoria Geral de Administração
Morgana de Freitas Guatolini
(27) 3331-2127
cgaof.vi@ifes.edu.br

Coordenadoria de Arquivos
(27) 3331-2137 | 2256
arquivo.vi@ifes.edu.br
 
Coordenadoria de Execução Orçamentária e Financeira (CEF)
Maurício Zanetti Uvani
(27) 3331-2132
financeiro.vi@ifes.edu.br
 
Coordenadoria de Contabilidade (CGC)
(27) 3331-2138
contabilidade.vi@ifes.edu.br

Coordenadoria de Gestão de Contratos
Jonemarque dos Santos
(27) 3331-2118
contratos.vi@ifes.edu.br
 
Coordenadoria de Licitações e Compras (CLC)
Nayane Silva e Souza
(27) 3331-2209 | 2131
clc.vi@ifes.edu.br

Coordenadoria de Engenharia e Manutenção (CEM)
Caroline Ornela Paes
(27) 3331-2119
caroline.paes@ifes.edu.br

Coordenadoria de Obras e Manutenção (OBM)
Sebastião Guilherme Giles
(27) 3331-2119
giles@ifes.edu.br

Coordenadoria de Patrimônio (CP)
Cláudia Helena Denadai Cassaro
(27) 3331-2133
patrimonio.vi@ifes.edu.br
 
Coordenadoria de Materiais e Suprimentos
Gilsomar de Oliveira Silva
(27) 3331-2134
almoxarifado.vi@ifes.edu.br
 
Diretoria de Ensino (Diren)
Luciano Lessa Lorenzoni
(27) 3331-2247
diren.vi@ifes.edu.br

Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne)
Josiane Beltrame Milanesi
(27) 3331-2241
napne.vi@ifes.edu.br

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi)
Jamilda Alves Rodrigues Bento
(27) 3331-2219
jamilda@ifes.edu.br

Núcleo de Estudo e Pesquisa em Gênero e Sexualidades (Nepgens)
Breno Lima Rodriguez
nepgens.vi@ifes.edu.br

Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE)
Antonio Luiz Sant'ana
(27) 3331-2271
nte.vi@ifes.edu.br

Coordenadoria Geral de Ensino (CGEN)
Lucas dos Passos E Silva
(27) 3331-2247
diren.vi@ifes.edu.br 

Coordenadoria de Planejamento Acadêmico (CAD)
Amaury Alves da Silva
(27) 3331-2150
cpa.vi@ifes.edu.br

Coordenadoria do curso Técnico em Edificações
Fabiana Lemos Passos Loila
(27) 3331-2181
tec.edificacoes.vi@ifes.edu.br
 
Coordenadoria do curso Técnico em Eletrotécnica
Samuel Alves de Souza
(27) 3331-2190
tec.eletrotecnica.vi@ifes.edu.br
 
Coordenadoria do curso Técnico em Estradas
Deborah Valandro de Souza
(27) 3331-2199
tec.estradas.vi@ifes.edu.br
 
Coordenadoria do curso Técnico em Geoprocessamento
Salomão Martins de Carvalho Júnior
(27) 3331-2180
geomatica@ifes.edu.br
 
Coordenadoria do curso Técnico em Guia de Turismo
Dinorah Lopes Rubim Almeida
(27) 3331-2105
tec.turismo.vi@ifes.edu.br

Coordenadoria do curso Técnico em Hospedagem
Elieser Toretta Zen
(27) 3331-2105
tec.hospedagem.vi@ifes.edu.br
 
Coordenadoria do curso Técnico em Mecânica
Guilherme Augusto de Moraes Pinto
(27) 3331-2225 | 2160
mecanica.vi@ifes.edu.br
 
Coordenadoria do curso Técnico em Meio Ambiente
Isabel de Conte Carvalho de Alencar 
(27) 3331-2197
tec.meioambiente.vi@ifes.edu.br
 
Coordenadoria do curso Técnico em Metalurgia e Materiais
Felipe Fardin Grillo
(27) 3331-2177
tec.metalurgia.vi@ifes.edu.br
 
Coordenadoria do curso Técnico em Segurança do Trabalho
Enilene Regina Lovatte
(27) 3331-2149
tec.segtrabalho.vi@ifes.edu.br
 
Coordenadoria de Ciências Humanas
Wander Luiz Pereira dos Santos
(27) 3331-2155
wpereira@ifes.edu.br
 
Coordenadoria de Códigos e Linguagens
Ilioni Augusta da Costa
(27) 3331-2253 | 2156
madalena@ifes.edu.br
 
Coordenadoria de Educação Física
Mauro Fontoura Borges
(27) 3331-2184
mauro.borges@ifes.edu.br
 
Coordenadoria de Física
Judismar Tadeu Guaitolini Junior
(27) 3331-2286
fisica.vi@ifes.edu.br
 
Coordenadoria de Matemática
Clariana Martinelli Silva
(27) 3331-2182
matematica.vi@ifes.edu.br
 
Coordenadoria de Química e Biologia
Gutenberg de Almeida Nascimento
(27) 3331-2198
quimicaebiologia.vi@ifes.edu.br
 
Coordenadoria do curso de Licenciatura em Matemática
Rony Cláudio de Oliveira Freitas
(27) 3331-2182
lic.matematica.vi@ifes.edu.br
 
Coordenadoria do curso de Licenciatura em Letras/Português (EAD)
Antonio Carlos Gomes
lic.letrasead.vi@ifes.edu.br

Coordenadoria do curso de Licenciatura em Letras/Português (Presencial)
Geilson Silva Costa
(27) 3331-2275
lic.letras.vi@ifes.edu.br

Coordenadoria do curso de Graduação da Segunda Licenciatura em Letras/Inglês (EAD)
Karina Antonia Fadini 
lic.ingles.vi@ifes.edu.br

Coordenadoria do curso de Engenharia Civil
Carla Therezinha Dalvi Borjaille Alledi
eng.civil.vi@ifes.edu.br

Coordenadoria do curso de Engenharia Elétrica
Leandro Bueno
(27) 3331-2260
eng.eletrica.vi@ifes.edu.br
 
Coordenadoria do curso de Engenharia Mecânica
Armando Marques 
(27) 3331-2225 | 2160
eng.mecanica.vi@ifes.edu.br
 
Coordenadoria do curso de Engenharia Metalúrgica
André Caetano Melado 
(27) 3331-2177
eng.metalurgica.vi@ifes.edu.br
 
Coordenadoria do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental
Raquel Machado Borges
(27) 3331-2237
eng.sanambiental.vi@ifes.edu.br
 
Coordenadoria dos cursos Proeja
Michelle Teixeira da Silva Hanke
(27) 3331-2105
proeja.vi@ifes.edu.br
 
Coordenadoria de Gestão Pedagógica (CGP)
Helton Andrade Canhamaque
(27) 3331-2148|2169
ngp.vi@ifes.edu.br

Serviço de Psicologia
psicologia.vi@ifes.edu.br

Protocolo Acadêmico
(27) 3331-2270
pacad.vi@ifes.edu.br

Coordenadoria de Registros Acadêmicos (CRA)
Cursos superiores:
Maria da Penha Xavier Araujo
(27) 3331-2153
crasuperior.vi@ifes.edu.br 
Cursos técnicos: 
Ediron Natalli Gomide 
(27) 3331-2154 
cratec.vi@ifes.edu.br

Coordenadoria Geral de Assistência à Comunidade (CGAC) / Coordenadoria de Apoio ao Ensino (CAE)
Paula Bevenuto Silva Gamberini
(27) 3331-2151
cae.vi@ifes.edu.br

Serviço Social
(27) 3331-2140
servicosocial.vi@ifes.edu.br

Coordenadoria de Biblioteca (CBI)
Marcileia Seibert de Barcellos
(27) 3331-2146
biblioteca.vit@ifes.edu.br
 
Coordenadoria de Recursos Didáticos (CRD)
Rita de Cassia Prando
(27) 3331-2144
rcassia@ifes.edu.br

Coordenadoria Ambulatorial (CAB)
José Luiz da Silva
(27) 3331-2124
Médico - gisele.schimidt@ifes.edu.br
Odontológico - areisen@ifes.edu.br
 
Diretoria de Extensão (Direx)
Telma Carolina Smith
(27) 3331-2213
direx.vi@ifes.edu.br

Coordenadoria Geral de Extensão (CEX)
Regiane Lucas Cerqueira
(27) 3331-2213
extensao.vi@ifes.edu.br
 
Coordenadoria de Relações Institucionais e Extensão Comunitária / Setor de Estagio

(27) 3331-2147
estagio.vi@ifes.edu.br 

Núcleo de Arte e Cultura (NAC)
direx.vi@ifes.edu.br

Núcleo de Educação Ambiental (NEA)
Fabiano Biancucci Apolinário
nea.vi@ifes.edu.br  

Núcleo de Promoção da Cidadania (NPC)
Iuri Campos de Souza
npc.vi@ifes.edu.br

Núcleo Incubador do Campus Vitória (NIVIX)
Sandro de Freitas Nascimento
(27) 3331-2204
incubadora.vi@ifes.edu.br

Núcleo de Inovação e Propriedade Intelectual (Nipi)
Maria Cláudia Lima Couto
nipi.vi@ifes.edu.br

Núcleo de Serviços Tecnológicos (NST)
Marcos Antonio Barcelos
nst.vi@ifes.edu.br

Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DPPG)
André Gustavo de Sousa Galdino
(27) 3331-2188
dppg.vi@ifes.edu.br

Coordenadoria de Pesquisa
Kinglston Soares 
(27) 3331-2188
pesquisa.vi@ifes.edu.br

Coordenadoria de Laboratórios
Antônio Tadeu Vago
(27) 3331-2188
gestaolab.vi@ifes.edu.br

Assessoria Acadêmica e Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação
(27) 3331-2274
aap.pos.vi@ifes.edu.br

Núcleo de Evolução e Otimização Tecnológica (NEO)
Felipe Fardin Grillo
(27) 3331-2177
neot.vi@ifes.edu.br

Coordenadoria da Pós-Graduação Especialização em Eficiência Energética
Pablo Rodrigues Muniz
(27) 3331-2291
pgefe.vi@ifes.edu.br

Coordenadoria da Pós-Graduação Especialização em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas Inteligentes Aplicados à Automação
Samuel Alves de Souza
(27) 3331-2291
pgee.vi@ifes.edu.br

Coordenadoria da Pós-Graduação Especialização em Engenharia de Infraestrutura Urbana
Silvia Fernandes Rocha
(27) 3331-2199
posinfra.vi@ifes.edu.br

Coordenadoria da Pós-Graduação Especialização em Georreferenciamento de Imóveis Rurais e Urbanos
Francisco de Deus Fonseca Neto
(27) 3331-2180
posgiru.vi@ifes.edu.br

Coordenadoria da Pós-Graduação Especialização em Recursos Hídricos
Lucien Akabassi
(27) 3331-2237
pgreh.vi@ifes.edu.br

Coordenadoria do Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades
Nelson Martinelli Filho
(27) 3331-2277
ppgeh.vi@ifes.edu.br

Coordenadoria do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica
Poliana Daré Zampirolli Pires
(27) 3331-2186
profept.vi@ifes.edu.br

Coordenadoria do Mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais
Estéfano Aparecido Vieira
(27) 3331-2178
administrativo.propemm@ifes.edu.br

Coordenadoria do Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
Letícia Queiroz de Carvalho
(27) 3331-2257
profletras.vi@ifes.edu.br

Coordenadoria do Mestrado Profissional em Tecnologias Sustentáveis
Mariângela Dutra de Oliveira
(27) 3331-2261
ppgtecs.vi@ifes.edu.br

 


Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências do Ifes – Campus Vitória

Os principais documentos que regem as ações do Campus Vitória estão disponíveis na seção Documentos Institucionais.

Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências do Ifes

Os principais documentos que regem as ações do Instituto Federal do Espírito Santo estão disponíveis na seção Documentos Institucionais.


Acesse a agenda do Diretor-Geral.


Confira a lista de diretores e coordenadores do Campus Vitória.  


Localização e Contato
Avenida Vitória, 1729 - Jucutuquara
29040-780 - Vitória - ES

Linhas de ônibus: 

Telefone - portaria principal: ?(27) 3331-2239

Site: vitoria.ifes.edu.br

E-mail: ✉✉cso.vitoria@ifes.edu.br

Instagram: @ifesvitoria

Facebook: @ifesvitoria

Lista de telefones e ramais do campus


Horário de funcionamento do Campus:

7h às 22h30

Horário de funcionamento da Biblioteca:

7h30 às 21h30

Horário de funcionamento dos setores administrativos: 

8h às 17h


A Diretora-Geral do Ifes – Campus Vitória, atendendo a solicitação da Comissão Permanente da Jornada de Trabalho do Ifes, torna público os setores/servidores, desse campus, que cumprem jornada de 30 horas semanais de acordo com a Resolução do Conselho Superior nº 19/2014, alterada pelas Resoluções CS 35/2014 e CS 56/2014, discriminando o nome do(a) servidor(a) e o respectivo horário de trabalho.

Coordenadoria de Apoio ao Ensino

Gabriel Queiroz Ferreira - Assistente de Aluno - 16h30 às 22h30
Marcelo Paterlini - Assistente em Administração - 11h às 17h
Rodrigo Contreiras Guenna Cima - Assistente de Aluno - 13h às 19h
Samoel Moreira de Oliveira - Auxiliar em Administração - 7h às 13h

Coordenadoria de Biblioteca

Ana Claudia Rissari Bissa - Recepcionista - 9h às 15h Seg a Qua, 8h às 14h Qui e Sex
Bruno Giordano Rosa - Bibliotecario-Documentalista - 15h às 21h
Danielly Fraga Santana - Auxiliar de Biblioteca - 8h às 14h Seg a Qua, 9h às 15h Qui e Sex
Edson Alves de Lima Junior - Assistente em Administração - 15h às 21h
Jamilda Alves Rodrigues Bento - Bibliotecario-Documentalista - 8h às 14h
Jayme Silva Filho - Recepcionista - 8h às 14h
Luciana Aline Marcena Carvalho - Bibliotecario-Documentalista - 8h às 14h
Lucirlene Andrade Nascimento Rodrigues - Auxiliar em Administração - 8h às 14h
Marcileia Seibert de Barcellos - Bibliotecario-Documentalista - 14h às 20h
Ricardo Saiter Deorce - Assistente em Administração - 8h às 14h
Rogerio Neves Passos - Assistente em Administração -
Ronald Aguiar Nascimento - Bibliotecario-Documentalista - 15h às 21h
Sabrine Lino Pinto - Bibliotecario-Documentalista - 8h às 14h
Vera Lucia Lourenco de Oliveira - Bibliotecario-Documentalista - 13h às 19h

Coordenadoria de Gestão Pedagógica

Adao Jose Bourguignon Vedova - Técnico em Assuntos Educacionais - 13h às 19h Seg a Qua e Sex, 14h às 20h Qui
Ana Paula Brasil - Técnico em Assuntos Educacionais - 14h às 20h
Ana Raquel de Souza Rodrigues - Técnico em Assuntos Educacionais - 14h às 20h
Edna Graca Scopel - Pedagogo - 14h às 20h
Elineia Ferreira Cassotto - Pedagogo - 7h às 13h
Elizabete Lyra Paganini - Pedagogo - 7h às 13h
Fernanda Clea Marquardt - Técnico em Assuntos Educacionais - 14h às 20h
Italo Severo Sans Inglez - Pedagogo
Leessanny Carlesso Dos Santos Lirio - Técnico em Assuntos Educacionais - 7h às 11h
Marcus Vinicius Cardoso Podesta - Pedagogo - 14h às 20h
Maria Angela Dutra Machado - Pedagogo - 7h às 13h

Coordenadoria de Recursos Didáticos

Antonio Ferreira de Jesus - Pintor - 15h às 21h
Jose Eliziario de Paula - Recepcionista - 7h às 13h
Jose Sampaio Sant Ana - Recepcionista - 12h30 às 18h30
Nilton Sperandio - Datilógrafo de Textos Gráficos - 14h às 20h

Coordenadoria de Registros Acadêmicos dos Cursos Técnicos

Eric Roland Seddon - Auxiliar em Administração - 14h às 20h
Marcos Aurelio Lannes Junior - Assistente em Administração - 14h às 20h Seg a Qui, 9h às 15h Sex
Odete de Lima Chiarelli Ramos - Auxiliar em Administração - 9h às 15h
Renata Aires - Auxiliar em Administração - 7h às 13h
Rosalice Soares Soeiro Accioly - Recepcionista - 7h às 13h

Coordenadoria de Relações Institucionais e Extensão Comunitária

Luiz Henrique Fernandes Vargas - Assistente em Administração - 14h às 20h
Morghana Lyrio - Auxiliar em Administração - 8h às 14h
Silvana Fontoura Silva - Auxiliar em Administração - 8h às 14h

Coordenadoria Geral de Assistência à Comunidade

Alessandro Zardini de Oliveira - Assistente Social - 13h às 19h
Camila Anizio de Almeida - Tecnico em Assuntos Educacionais - 13h às 19h
Fernanda Ribeiro Pinto Rodriguez - Tecnico em Assuntos Educacionais - 7h às 13h
Denise da Silva Lemos - Assistente Social - 8h às 14h
Dalivia Bento Bulhoes - Assistente em Administração - 7h às 13h
Gabriela Correa da Silva Pereira - Assistente Social
Marilucia Dos Santos Mattos - Assistente Social - 15h às 21h

Coordenadoria de Tecnologia da Informação

Fernando Felix Amorim - Analista de Tecnologia da Informação - 15h30 às 21h30
Jefferson Johnson de Carvalho Souza - Tecnologo-Formação - 15h30 às 21h30
Jose Renato Giuberti Junior - Analista de Tecnologia da Informação - 7h às 13h
Patrick Moret Resende - Analista de Tecnologia da Informação - 12h às 18h
Rubens Francisco de Paula Junior - Assistente em Administração - 12h às 18h
Wellisney Sidney Milanese Gomes - Analista de Tecnologia da Informação - 7h às 13h

Protocolo Acadêmico

Carla Moreira Carneiro do Carmo - Assistente em Administração - 14h às 20h
Maria Teresa Magevski - Assistente em Administração - 13h às 19h
Rafaela Sorace - Assistente em Administração - 8h às 14h

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